A Feria de Abril começou em Sevilha, em 1847, como uma exposição de gados. Durante as 24h do evento, as pessoas que deveriam cuidar dos animais acabavam se reunindo para comer e beber vinho. Pouco a pouco a concentração passou a durar toda a noite e o restante do dia. Assim, famílias, amigos e turistas se concentram todos os anos a céu aberto para manter a tradição de difundir a gastronomia, música e danças locais – especialmente a Sevilhana, dança típica mais famosa da cidade. Com origem folclórica, as Sevilhanas são as danças típicas da região de Sevilha. Caracterizadas pela melodia alegre e ritmo acelerado, as canções, que têm atravessado gerações, normalmente falam de amor, do campo e da vida na cidade.

Em Campinas, um dos espaços onde pode ser vivido um pouco dessa festa é o Café Tablao, cuja tradicional Feria de Abril será realizada esse ano no dia 07 de abril, sexta-feira. Todos os anos, o espaço faz uma homenagem à Espanha, com uma versão ‘própria’ deste evento de longa tradição.

No dia 07, a festa começa às 18h, com uma aula aberta e gratuita de Sevilhana com a professora Karina Maganha, diretora artística do Café Tablao. A aula é voltada para todas as idades, homens e mulheres. Não há necessidade de contato anterior com a dança flamenca. As vagas, porém, são limitadas, e a confirmação pode ser feita na secretaria da escola. A festa segue com comidas e bebidas típicas, como tapas e sangria, além de muita música tradicional espanhola, com Julio e Darci Carrera, e apresentações de sevilhanas com alunos e professores do Café Tablao.

“Normalmente, aqui no Tablao, comemoramos a Feria no final do mês, o que coincide com o Dia Internacional da Dança instituído pela UNESCO, que é 29 de abril. Mas em função dos feriados do mês, decidimos antecipar as festividades para não deixar passar em branco esse evento tão importante”, explica Karina.

Mais informações sobre a Feria de Abril no Café Tablao podem ser obtidas pelo telefone (19) 99335-0838 ou pelo e-mail [email protected]. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Feria de Abril no Café Tablao em Campinas

Aula aberta de Sevilhanas no Café Tablao
Data e Hora: Sexta-feira, 07 de abril de 2017, às 18h
Local: Café Tablao – Av. Jesuíno Marcondes Machado, 1063, Campinas/SP
Vagas limitadas: 20 pessoas
Evento gratuito e aberto para todas as idades
Informações: (19) 99335-0838 / [email protected]

Festa Feria de Abril no Café Tablao
Data e Hora: Sexta-feira, 07 de abril de 2017, às 18h
Local: Café Tablao – Av. Jesuíno Marcondes Machado, 1063, Campinas/SP
Entrada franca. Venda de tapas e sangria
Informações: (19) 99335-0838 / [email protected]