Cena de “Era o Hotel Cambridge”

Em São Paulo – O público terá diversas opções de atividades culturais na cidade de São Paulo para lembrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). Entre elas está a exibição de making of do filme “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé, no MIS-SP, um encontro literário na Casa Guilherme de Almeida, Concerto na Sala São Paulo, Sarau Feminista e Encontro com Leitores nas Fábricas de Cultura.

A Casa Guilherme de Almeida resgatará a produção literária de poetas pouco lembradas no percurso histórico da poesia brasileira no encontro “Vozes Femininas: Grandes Esquecidas”, no dia 8, às 19h. Entre as autoras estão Francisca Júlia da Silva, Auta de Souza, Gilka Machado e Narcisa Amália.

No dia 08, às 20h, o Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) exibirá o making of do filme “Era o Hotel Cambridge”, que estreia nacionalmente dia 16 de março. Dirigido por Eliane Caffé, o longa narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, junto com trabalhadores sem-teto, ocupam um antigo edifício no Centro de São Paulo. Eliana e Carla Caffé realizarão debate ao final da apresentação. Para participar é necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência na recepção do Museu. A entrada é gratuita.

Todos os domingos de março (5, 12, 19 e 26), às 14h, o Museu Afro Brasil fará visitas monitoradas com o tema “Negras Mulheres” na exposição de longa duração do espaço. O objetivo é revelar a importância e a contribuição histórica de mulheres pintoras, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais no País.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e o Coro da OSESP se apresentam no dia 8, às 21h, com concerto especial em homenagem às mulheres na Sala São Paulo. Sob regência de Valentina Peleggi, o Coro da OSESP cantará à capela obras de três compositoras de diferentes períodos: Morir non può il mio cuore, de Maddalena Casulana (Renascimento), Kyrie after Byrd, de Roxanna Panufnik (Contemporâneo) e Hymme au Soleil, de Lili Boulanger (Moderno). Em seguida, Marin Alsop rege a Sinfonia nº 9, de Beethoven, junto ao Coro e convidados – as sopranos Camila Titinger e Luisa Francesconi Mezzo, o tenor Paulo Mandarino e o barítono Leonardo Neiva. Os ingressos custam R$100,00 (meia entrada R$50,00) e podem ser adquiridos pelo site da Ingresso Rápido ou na bilheteria da Sala São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

As Fábricas de Cultura também prepararam atividades especiais. Na unidade da Vila Curuçá haverá o Encontro de Leitores com a análise do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca, no qual o intuito é mostrar a dimensão dos direitos da mulher na cultura. A atividade será no dia 7, às 15h. No mesmo local, haverá, no dia 11, um Sarau Feminista, às 14h30, a fim de difundir os textos de autores da literatura marginal promovendo o incentivo à leitura.

Na unidade de Sapopemba, haverá, no dia 8, às 15h, uma intervenção no ateliê de bordados com músicas e poesias de Adélia Prado, Ana Moraes e Cecília Meireles. No final, ocorrerá uma roda de conversa para refletir a trajetória da mulher na arte. Um pouco mais cedo, às 11h, em Itaim Paulista, serão mostradas as interpretações femininas de composições de Gilberto Gil.

Em Cidade Tiradentes, ainda no dia 8, às 15h30, haverá sessão de cinema com o curta-metragem “Não Bata” e roda de conversa para discutir os direitos da mulher. A Fábrica de Cultura do Parque Belém fará a atividade literária “Mulheres sem máscaras”, no dia 9, às 15h, apresentando histórias de mulheres que mudaram os rumos da história como a atriz Angelines Fernández, intérprete da Dona Clotilde no seriado “Chaves”, que lutou na Guerra Civil Espanhola, em 1936.

As Bibliotecas também participam da programação. Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, crianças a partir de 7 anos conhecerão um pouco mais sobre a história de mulheres que fizeram história por meio de pinturas de imagens que as representam. O Pintando o 7 será às 10h30, no dia 8, quarta-feira. No dia seguinte (9), às 16h, o Luau BVL, indicado para jovens a partir de 13 anos, discutirá o discurso feminino de empoderamento nas práticas poéticas. A atividade será realizada também na Biblioteca de São Paulo, no mesmo dia, mas às 12h30. Toda a programação é gratuita e não é necessário se inscrever. (Carta Campinas com informações de divulgação)