A cidade de Campinas vai vacinar 74 mil pessoas para tentar bloquear a contaminação por febre amarela em Sousas e Joaquim Egídio. Resultados de exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz mostraram que três macacos encontrados mortos na fazenda Santa Lídia, em Sousas, foram vítimas de febre amarela.

A decisão foi tomada em reunião realizada na esta semana, em São Paulo, na Secretaria Estadual de Saúde, e que contou com representantes da Vigilância Sanitária de Campinas. Serão priorizadas pessoas da área de risco e profissionais de saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a enviar a Campinas as doses necessárias de vacina até a amanhã, dia 31 de março.

A Secretaria de Saúde de Campinas recomenda que pessoas que pretendam visitar a área rural de Sousas e Joaquim Egídio estejam previamente vacinadas contra a febre amarela. Ou, então, que façam uso de repelente a cada duas horas.

A pessoa que toma a vacina fica protegida após 10 dias e a proteção permanece por 10 anos. Quem já tomou duas doses está protegido por toda a vida e não deve ser revacinado.

Desde janeiro, 28.827 pessoas já foram vacinadas contra a febre amarela em Campinas.Cerca de 5 mil pessoas vêm sendo vacinadas por semana em Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação; foto Wilson Severino cc)