O número de abortos em Portugal caiu 10% por ano desde a descriminalização da mulher ocorrida em 2008. Isso significa um total de cerca de 3 mil abortos a menos por ano no país lusitano.
Os números tiveram um aumento no início da legislação, mas com informação e confiança da população no programa, os números de aborto vêm caindo ano a ano.
Além disso, não há mais mortalidade materna. Ou seja, Portugal conseguiu evitar a morte de mulheres provocadas por abortos clandestinos. Desde 2012, as mortes maternas foram erradicadas em Portugal.
A legislação também diminuiu o número de procedimentos cirúrgicos. A maioria das interrupções voluntárias de gravidez, 70,8%, são feitas por medicamento e sem internação hospitalar.
Um mito ou mentira propagada de que os casos de aborto aumentariam com a descriminalização da mulher também é desmentido por outro dado. A imensa maioria das mulheres, 70,1%, recorrem ao aborto pela primeira vez. Aborto não se transformou em método contraceptivo.
As mulheres pobres e desempregadas são as mais beneficiadas com a descriminalização. As mulheres que recorrem ao aborto que são desempregadas ou com empregos sem qualificação representam 38,7%. As estudantes são 16,5% e as trabalhadoras qualificadas são 13,2%. As informações são do jornal Expresso, de Portugal. Veja vídeo.
Veja mais sobre aborto:
Para juiz e professor de Direito da PUC-Campinas, ‘criminalização do aborto é tragédia social’
Criminalização do aborto expõe mulheres à morte em todas as classes sociais, mostra pesquisa
É contra a descriminalização do aborto, mas adora Paris, Londres e Nova York
A impressionante semelhança entre aborto e redução de homicídios
(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…
(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…
Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…
(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…
(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…
(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…