O número de abortos em Portugal caiu 10% por ano desde a descriminalização da mulher ocorrida em 2008. Isso significa um total de cerca de 3 mil abortos a menos por ano no país lusitano.
Os números tiveram um aumento no início da legislação, mas com informação e confiança da população no programa, os números de aborto vêm caindo ano a ano.
Além disso, não há mais mortalidade materna. Ou seja, Portugal conseguiu evitar a morte de mulheres provocadas por abortos clandestinos. Desde 2012, as mortes maternas foram erradicadas em Portugal.
A legislação também diminuiu o número de procedimentos cirúrgicos. A maioria das interrupções voluntárias de gravidez, 70,8%, são feitas por medicamento e sem internação hospitalar.
Um mito ou mentira propagada de que os casos de aborto aumentariam com a descriminalização da mulher também é desmentido por outro dado. A imensa maioria das mulheres, 70,1%, recorrem ao aborto pela primeira vez. Aborto não se transformou em método contraceptivo.
As mulheres pobres e desempregadas são as mais beneficiadas com a descriminalização. As mulheres que recorrem ao aborto que são desempregadas ou com empregos sem qualificação representam 38,7%. As estudantes são 16,5% e as trabalhadoras qualificadas são 13,2%. As informações são do jornal Expresso, de Portugal. Veja vídeo.
Veja mais sobre aborto:
Para juiz e professor de Direito da PUC-Campinas, ‘criminalização do aborto é tragédia social’
Criminalização do aborto expõe mulheres à morte em todas as classes sociais, mostra pesquisa
É contra a descriminalização do aborto, mas adora Paris, Londres e Nova York
A impressionante semelhança entre aborto e redução de homicídios
(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…
(foto gustavo de freitas - divulgação) As experiências de quem cresce entre culturas diferentes, os…
Detalhe de obra do artista João Botas (foto divulgação) “O que pode o artista diante…
(foto fernanda sunega - arquivo pmc) Campinas recebe nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 19h,…
(imagens reprodução) Um debate eleitoral para presidência da República sem checagem ao vivo sobre a…
(imagem divulgação) No dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h, o Auditório da ADunicamp recebe…