Maracatu, Urucungos

Neste ano de 2017, o Circuito do Carnaval de Rua de Barão Geraldo, distrito de Campinas, ocupa as ruas com o slogan “A Rua com cultura é muito mais segura”.

“Campinas tem um carnaval de rua bonito, festivo, colorido  animado e feito para divertir os foliões de todas as idades. E como acontece em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, em Campinas o carnaval de rua vem conquistando mais espaços a cada ano por ser uma manifestação cultural espontânea, democrática, participativa, inclusiva, e os blocos crescem também, aumentando em número e popularidade.

É um carnaval natural, despretensioso, de resistência, que sobrevive do esforço e trabalho voluntário dos seus participantes em manter os instrumentos e outras necessidades do bloco,  sem incentivo algum do poder público, os integrantes esforçam-se para garantir a preservação da tradição da cultura popular viva.

Nos últimos dois anos, ainda sofreram pressão da Prefeitura que insistia na cobrança de taxas sobre a manifestação cultural. Um caminho inverso da política pública, ao invés incentivar, democratizar e abrir mais espaços para novos blocos, em novos locais e assim promover mais acesso à cultura, de uma forma igualitária e gratuita atingindo maior número de pessoas, a opção foi tentar tirar os foliões das ruas, mas não conseguiram. Os blocos vão pra rua por amor ao carnaval e à cultura”.

Veja abaixo todos os detalhes da programação com trajetos e enredos dos blocos do Circuito do Carnaval de Rua de Barão Geraldo, do Afoxé Ibaô e do Cortejo de Maracatu do Bloco Urucungos:

24/02/2017 – sexta-feira
Horário: 19h
Vl. Pe Manoel da Nóbrega – Rua Ema, 170

AFOXÉ IBAÔ INÃ ATI OMI
O Afoxé Ibaô foi fundado em dezembro de 2009, liderado por David Rosa e Alessandra Gama, filhos de santo de Mãe Iberecy. O Afoxé Ibaô foi consagrado no mesmo ano de sua fundação e tem como patronos os Orixás Xangô e Oxum.
Afoxé é uma manifestação cultural composta de ritmo, canto e dança, além das indumentárias e expressões ritualísticas. O ritmo é o Ijexá, acompanhado de cânticos e instrumentos percussivos. Para além de uma expressão estética, o Afoxé Ibaô tem como principal referência os elementos da ancestralidade negra e afro-brasileira, onde através da manifestação da palavra, revivemos a memória da nossa matriz africana, no fortalecimento da identidade e do vínculo com a luta e o combate ao preconceito e à discriminação étnica e racial. O Afoxé Ibaô promove em sua essência ações coletivas de promoção e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro, articulando atividades educativas com a visão de empreender ações sustentáveis nas dimensões artísticas e ambientais, sobretudo no exercício da cidadania para a integração e a transformação social. Esse ano, o cortejo do Afoxé será em homenagem a Iemanjá.

24/02/2017 – sexta-feira
Horário: 23h (24/02) às 06h (25/02)
Barão Geraldo
BERRA VACA
Trajeto: Rua Júlia Leite de Barros esquina com a Rua Eduardo Modesto (Praça Sibipiruna) Av. Sta. Isabel; Rua Lucinda Carvalho Marquês; Rua Vitorino Ferrari; Av. Sta. Isabel; Rua Júlia Leite de Barros ; “Praça Sibipiruna” (Rua Júlia Leite de Barros, esquina com a Rua Eduardo Modesto).

Berra Vaca é um bloco carnavalesco tradicional criado por moradores de Barão Geraldo que existe desde 1999 e sai às ruas desde 2000, é composto e mantido por voluntários de diversas áreas de atuação e resgata um pouco da leveza dos carnavais. A origem do nome surgiu por alusão à lenda mais popular do distrito, a história do “Boi Falô”. Nasceu de forma bem descontraída, e no início atraía a participação de moradores e pessoas ligadas de alguma forma com o distrito. Nos últimos anos tem contado com a integração do público de outras partes de Campinas e mesmo de outras cidades da região. Ao longo dos anos, o grupo que iniciou o projeto foi agregando profissionais de várias formações ligados ao reduto cultural que se formou no distrito, como atores, músicos, engenheiros, psicólogos, advogados, médicos, professores, jornalistas etc. Todos unidos para resgatar composições brasileiras do passado bem como trazer novas contribuições para a festa popular. Hoje é considerado um dos mais importantes e tradicionais Blocos de Rua de Barão Geraldo. Toda essa atividade vem sendo feita de forma voluntária e colaborativa pela comunidade. As fantasias, enfeites, sonorização, instrumentos, tudo advém da colaboração e doação de seus membros, moradores e simpatizantes.

As Caixeirosas

25/02/2017 – sábado
Horário: 14h às 19h
Barão Geraldo
MATINÊ INFANTIL DAS CAIXEIROSAS
Trajeto: Volta em torno da Praça José Barbuti (Praça do Coco)- Barão Geraldo

As Caixeirosas é um Bloco Tradicional de rua de Barão Geraldo (Campinas/SP) fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto aos grupos de Campinas “Caixeiras da Guia” e “Caixeiras das Nascentes”; com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais. O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos Carnavais: a rua e o salão. O primeiro é um CORTEJO com os foliões e as boneconas acompanhadas de uma marchinha criada especialmente para elas, o segundo é a BRINCADEIRA NO SALÃO enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas boneconas e a Banda das “Caixeirosas” que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais. Com estas duas opções, o grupo reafirma sua proposta de manter a tradição dos antigos carnavais. O Bloco a cada ano apresenta uma boneca gigante nova; a boneca deste ano é a “JUREMINHA”, menina indígena que brinca com seu arco e flecha, não sabe atirar, mas sabe tocar para te animar. O Bloco conta com 9 boneconas que garantem a alegria: Caixeirosa, Maricota com seu Zé Belêu, Rosalinda, Belêlinda, Nina, Aurelinda, Maria Fuá e Jureminha. Cristina, como Arte educadora e Pesquisadora de Manifestações Populares Brasileiras desde 1986, trabalhando em diversas escolas e instituições, observou que as crianças estavam cada vez mais carentes de espaços para vivenciar manifestações populares e que o Carnaval seria uma ótima oportunidade para isto. Nos espaços em que passou sempre buscou o resgate junto as crianças das manifestações e de seus valores humanos, tais como: colaboração, respeito, não violência, união, dentre outros; até que veio a ideia de ampliar para a rua as atividades criando um Bloco Carnavalesco.

Matuá

25/02/2017 – sábado
Horário: das 18h às 21h
Barão Geraldo
BLOCO MATUÁ
Trajeto: Rua Raul de Souza – Praça Américo Ferreira de Camargo (Praça da Vila São João); Rua José Martins Praça José Barbuti (Praça do Coco)

Inspirado no universo dos pífanos depois de temas como seres da natureza, palhaços, seres do futuro, o Bloco Matuá virá com seus pífanos e seu forró trazendo seus cangaceiros em cortejo pelas ruas de Barão Geraldo.
O Bloco é formado por iniciativa dos integrantes do Grupo de Pífanos Flautins Matuá que atua em criações inspiradas na cultura popular brasileira. Em suas apresentações unem elementos como música, dança e brincadeiras.

25/02/2017 – sábado
Horário: 22h (25/02) às 06h (26/02)
Barão Geraldo
JEGUEGERSO
Trajeto: Concentração: Rua José Martins (Praça do Coco – alturada Rua Profa. Zélia Seixas de Siqueira); Rua Francisco Andreo Aledo; na Rua Jerônimo Páttaro; Rua Josepha Antonia Maria Picellia (EE Barão Geraldo de Rezende); Rua José Martins até a esquina com a Rua Profa. Zélia Seixas de Siqueira

O BLOCO JEGUEGERSO é apenas outra maneira que uma galera, que se reúne e se curte ao longo do tempo e de outros carnavais, encontrou para compartilhar um pouco mais de sua alegria e amizade. O nome do bloco não teve sua origem em nenhuma historia especifica ou marcante, mas apenas pelo simples fato da figura folclórica de um JEGUE, ter contagiado a maioria dessas pessoas que prontamente se identificaram como JEGUEIROS. O bloco JEGUERSO vem às ruas com o intuito de manter a tradição dos carnavais através de suas marchinhas, paródias e composições autorais.

Urucungos

26/02/2017 – domingo
VILA NOVA TEIXEIRA
Horário: das 14h às 20h
BLOCO URUCUNGOS, PUÍTAS E QUINGÊNGUES
R. Salvador Lombardi Neto, R. Cesar Ladeira, R. Alberto Dias da Silva, Praça Jardel Filho, R. Silvio Machado de Campos, R. Nelson Noronha Gustavo, R. Alberto Dias da Silva, R. Salvador Lombardi Neto, 20.
O tradicional cortejo carnavalesco de Maracatu segue pelas ruas do bairro Vila Teixeira.

O Grupo Urucungos, Puítas e Quingêngues fará seu tradicional cortejo de maracatu no carnaval. O cortejo passará pelas ruas ao entorno da nova sede do grupo, no bairro Vila Teixeira. Como organização social de caráter cultural, o Urucungos foi fundado em 1988 na Universidade Estadual de Campinas-SP (UNICAMP), através de um curso de extensão, ministrada pela pesquisadora, folclorista e artista plástica Raquel Trindade que o batizou de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuíca) e Quingêngues (Tambor), instrumentos musicais africanos provenientes de Angola e muito difundidos no Brasil. O grupo tem como missão principal resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira da forma como elas são manifestadas nas suas origens e apresentada ao público em forma de arte. O grupo na atualidade preserva um legado de expressões afro brasileiras como o bumba-meu-boi de Pernambuco, samba de bumbo campineiro, maracatu de Recife, coco de Alagoas, jongo mineiro e jongo fluminense.

26/02/2017 – domingo
Barão Geraldo
Horário: 14h às 19h
MATINÊ DO ZÉ COQUINHO
Matinê que acontece na Praça do Coco.
Barão Geraldo
Trajeto Praça José Barbuti (Praça do Coco)

União Altaneira

26/02/2017- domingo
Horário: 17h (26/02) às 02h (27/02)
Barão Geraldo
UNIÃO ALTANEIRA
Trajeto Avenida Santa Isabel (Moradia Estudantil da Unicamp/Supermercado Dia); Avenida Santa Isabel (até a Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende).

A rua é nossa. Cheia de garra e com muito samba a União Altaneira seguirá a Avenida Santa Isabel. Com cinco sambas, o bloco será uma grande manifestação cultural. Ocupar as ruas com muita arte e resistência, a União Altaneira mostra que o coletivo tem força para mudar qualquer forma sombria ou obscura de opressão a seres humanos. Contra qualquer forma de opressão, a Avenida Santa Isabel será uma grande manifestação de cultura, arte que não dará arrego a retrocessos e opressão em uma única voz que ressoará. O Bloco União Altaneira, tradicional do carnaval de Barão Geraldo, é formado por diferentes grupos culturais. O Bloco União Altaneira é uma união da Bateria Pública, Bateria Alcalina, e também agregou à batucada uma ala de dança – Maré Altaneira – ala musical e de compositores, além de trabalhos artísticos visuais: bonecões gigantes, alegorias, indumentárias, iluminação e efeitos especiais. E como todo ano, o casal chamado carinhosamente pelos integrantes de Pai e Mãe do Bloco, Edna e Djalma, também desfilam. O bloco mescla elementos de diversas manifestações carnavalescas e da cultura popular, embalado com muito samba, ritmos afro-brasileiros e a alegria de seus seguidores.

… “Nem o chão quente ou repressão
Hão de dobrar meu pavilhão
Nosso cordão,
Não tem preço, é União!”… (SAMBA ENREDO 2017)

… “Vem descendo União Altaneira
Corrompendo o coração, noite inteira
Com magia e devoção, veia negra
Dou meu sangue pelas mãos, meu irmão”… (BATUCADA EM PROCISSÃO)

… “Aqui não tem arrego
Vamos tirar o seu sossego
E agora a nossa voz
Não vai calar”… ( NÃO TEM ARREGO)

Cupinzeiro

27/02/2017 – segunda-feira
Barão Geraldo
Horário: 16h (27/02) às 00h (28/02)
CUPINZEIRO
Trajeto: Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco); Avenida Modesto Fernandes; Avenida Santa Isabel; Rua Agostinho Páttaro; Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco) – Barão Geraldo

O BLOCO DO CUPINZEIRO surgiu em 2002 e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas. Há onze anos o Bloco desfila pelas ruas de Barão Geraldo reunindo jovens, crianças e adultos para cantar e brincar o carnaval. Mantendo a tradição dos blocos de rua a bateria do Cupinzeiro que conta com 52 integrantes desfila com um samba mais lento, diferente das escolas de samba, e a cada ano apresenta um tema diferente. Para este ano, o Bloco traz como tema “RESISTÊNCIA/MOVIMENTO SOCIAL”. Além do carnaval, o Bloco já se apresentou com o LUME Teatro de Campinas no espetáculo “Sonho de Ícaro”; na primeira edição do “Perchcarnival” espetáculo internacional que reúne artistas do Brasil, Escócia e Austrália; participou de apresentações na abertura do FEVERESTIVAL, festival internacional de teatro de Campinas; integrou o projeto “Dança da Chuva” da Cooperativa Paulista de Teatro em Campinas; se apresentou no SESC Campinas, na Casa São Jorge, na Escola do Sítio e na Fábrica Ocupada Flaskô.

… “ Fazenda velha cupinzeiro revoou
Levanta povo ditadura se acabou
Nossa alegria
Vai além do carnaval
Quem planta vento um dia colhe temporal

Diante da farsa, nós somos força
Querem a massa, somos a multidão
Nossa alegria
Não tem preço é liberdade
Quem planta vento um dia colhe tempestade

Caxambú mandou dizer
Que dessa vez o carnaval não vai ter fim
Mil Alabês vão ocupar cada avenida
E a vibração do meu tambor é um estopim
Nesse cortejo magistral
Um canto unido vai se ouvir
É o Povo Sem Medo
Que marcha na amplidão
É estrela que desfaz a escuridão “ …

28/02/2017 – terça-feira
Barão Geraldo
Horário: 02h às 06h (28/02)
SONHOS HAVAIANOS
Os Sonhos Havaianos surgiu de uma viagem da Bateria Alcalina. É um bloco sem regras, mas com muita alegria, que vai usar o samba-reggae para interpretar diversos estilos: de Olodum a garotos podres, passando é claro por Leandro e Leonardo.
28/02/2017 – terça-feira – Horário: 02h às 06h (28/02)
SONHOS HAVAIANOS – Barão Geraldo
Trajeto: Rua José Martins – Praça José Barbuti (Praça do Coco); Rua Zélia Seixas de Siqueira; Rua Francisco Andreo Aledo; Rua Jerônimo Páttaro; Av. Santa Isabel (Praça Angelina Caselatto Antonioli)

28/02/2017 – terça-feira
Matinê Zé Coquinho
Barão Geraldo
Trajeto: Praça José Barbuti (Praça do Coco)
Horário: 14h às 19h

Berra Vaca

28/02/2017 – terça-feira
Barão Geraldo
Horário: 23h (28/02) às 05h (01/03)
BERRA VACA
Trajeto: Rua Júlia Leite de Barros esquina com a Rua Eduardo Modesto (Praça Sibipiruna); Av. Sta. Isabel; Rua Lucinda Carvalho Marquês; Rua Vitorino Ferrari; Av. Sta. Isabel; Rua Júlia Leite de Barros ; “Praça Sibipiruna” (Rua Júlia Leite de Barros, esquina com a Rua Eduardo Modesto).