O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho está sendo alvo de uma ação civil pública do Ministério Público Federal, por conta de supostas irregularidades envolvendo a captação de recursos para o filme Aquarius.
O advogado Aristóteles Camara, que representa Kleber Mendonça Filho na ação, afirma que a ação é fruto de uma denúncia mal-formulada e com base em fatos inverídicos, mas que está tranquilo e acredita que”o processo será arquivado”. “Há um erro grave no processo. O filme não está na Lei Rouanet, mas na Lei de Audivisual. Não há impedimento para que esses recursos sejam contratados. Não há vedação legal. A vedação da Lei Rouanet impede pessoa ligada ao Ministério da Cultura de captar os recursos, mas a Fundaj era ligada ao Ministério da Educação, na época. Houve um erro muito grave de uma denúncia anônima mal-feita”, criticou.
Durante a premiação do festival de cinema de Cannes, na França, em maio do ano passado, o elenco do filme realizou protesto em que denunciou o golpe parlamentar contra a presidente Dilma Rousseff .
O MPF questiona a inscrição de Aquarius no Sistema de Acompanhamento de Leis de Incentivo a Cultura e a aprovação pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) para captação de recursos por meio da Lei de Audivisual, o que levou a sua premiação no edital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de 2013. A premiação, que teve o valor de R$ 1 milhão, foi efetivada por meio de contrato com a produtora Cinemascópio Produções Cinematográficas.(247/edição Carta Campinas)
.
TRINTA MOEDAS
.
Tem gente tão ignorante
Que ao invés de investir
Prefere que como antes
Peçamos dinheiro ao FMI
São pessoas que têm saudade
Daquele Brasil covarde
Que chorava de dar pena
Ao mendigar aos especuladores
Que faziam das nossas dores
A solução dos seus problemas.
.
Romper com os colonizadores
Torna-se a mais difícil missão
Quando existem conspiradores
Infiltrados na multidão
Com o nefasto objetivo
De criar empecilhos
Para a luta por liberdade
E que por trinta moedas
Dão um beijo na testa
Da traída sociedade.
.
Quando a Nação oprimida
Sucumbe ao torpe golpe
Toda a sociedade se crucifica
E vê agonizar até a morte
A esperança de um povo
Que passa a aguardar ansioso
Pela vinda de um salvador
Para ajudá-lo a ressuscitar
A disposição para lutar
Por um País melhor.
.
Eduardo de Paula Barreto
São os desdobramentos do golpe conspiratório: a História haverá de registrar precisamente mais este período vergonhoso, infame de nosso país.
“este” em lugar de “neste”. Lamentavelmente este valoroso sítio não oferece a possibilidade de edição do que escrevemos…