Na próxima quinta-feira, 23, das 21h às 2h, a Cia. Histriônica de Teatro realiza o VI Teatro de Portão Aberto: Cabaré Carnavalesco, Ponto de Encontro do 13º Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas.

A casa que receberá o evento, excepcionalmente nesta ocasião, não se dividirá em dois ambientes. A entrada é permitida somente mediante apresentação do ingresso, com valor de R$ 12,00, os quais serão vendidos à porta.

Os números serão apresentados ao longo da noite, em espaços variados da casa. O limite é de 150 pessoas, e, também, haverá venda de comidas e bebidas, além de música para criar um local agradável de convivência.

O Teatro de Portão Aberto foi pensado pela Cia. Histriônica diante do atual contexto político e econômico vivido pela
Cultura no país, onde o fazer teatral está sendo minado, seja por um descaso assombroso por parte da gestão pública, pela falta de leis de fomento cultural, pela dificuldade de arrecadação de verba, pelo sucateamento de teatros e espaços culturais públicos, ou mesmo pelo preço dos aluguéis de espaços privados, uma inquietação surgiu nos integrantes da Cia Histriônica. Como enfrentar essa situação? A alternativa encontrada foi abrir as próprias casas, limpar os quintais e garagens, para que o espaço do encontro seja possível, independente de leis e aluguéis.

Para além das dificuldades práticas e financeiras, essa atitude também foi tomada por causa da vontade de colocar em cena temas que movem a Cia., com uma urgência que dispensa o tempo de produção de um espetáculo pronto. São experimentos, tentativas, possibilidades. São concretizações de inspirações espontâneas que não dependem de qualquer banca ou curadoria.

A escolha foi em abrir os portões para o íntimo das casas, acreditando que aí é lugar de acolhimento, de aconchego e, acima de tudo, de celebração. Espaço para se encontrar, conversar, comer, beber e festejar. O Teatro de Portão Aberto se propõe a ser uma apologia às trocas artísticas, ao diálogo e ao afeto.

“Salve o bloco! Salve o Samba! A Praça Castro Alves é do Povo! A rua é tela e o caos é tinta. Saravá!

O Carnaval é a invenção do Diabo abençoada por Deus. E toda a casta divina estava lá junto, reunida, Apolo, Macunaíma, Vênus, Urânia, Chiquinha Gonzaga e Bethânia. Salve Dionísio! E casou-se o entrudo com o cordão, as festas de salão com as Escolas de Samba, os Afoxés com os Maracatus. Manda descer! Tinha comida, regalo, tinha ladrão de cavalo, pai de santo e afetado, padre, puta e delegado! Salve Filhos de Gandhi! Viva Pato n’Agua! Um bêbedo se esbarra numa bicha trepada embaixo de um pé de árvore. E a vaca berrou num canto da cidade.

É a Exaltação do caos. é a celebração do outro, na rua que é do povo como o céu é do avião. A Cia Histriônica convida seu público a abrir os festejos deste Carnaval e burlar as regras vigentes para lançar as novas giras orgiásticas de um novo ano neste Cabaré regado a suor e cerveja! Saudemos o axé das novas eras!

Viva Dercy! Viva Carmen Miranda! Viva Geraldo Filme, Candeia, Doca! Salve a Bahia!

Vamos carnavalizar a vida, coração!”

Mais informações pelo evento no Facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

VI Teatro de Portão Aberto: Cabaré Carnavalesco
Ponto de Encontro do 13ºFeverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas
Dia: 23/02 (Quinta-feira)
Local: Rua José Duarte, 146
Horário: das 21:00 às 02:00
Ingresso: R$12,00 (para reservar, enviar email para [email protected])