Em São Paulo – No próximo dia 27 de janeiro, sexta-feira, o vão livre da Praça das Artes, em São Paulo, recebe o projeto “Presença Permeável” que convida artistas da performance e da intervenção urbana a ocuparem o local com ações que dialogam com o espaço.

“Presença Permeável” remete às relações de envolvimento entre artistas e público com a Praça enquanto lugar de passagem e convivência, seu livre fluxo e as possíveis contaminações provocadas pelas ações dos artistas.

Às 16h, o projeto recebe a artista Joanna Barros com a performance “Tentativa#2”. Sentada, com os pés apoiados em pedras e com os olhos vendados, a artista se propõe a tricotar enquanto espera a aproximação do público para conversar. Em uma ação duracional, Joanna trabalha aqui o interesse pelo encontro e o estranhamento na desconexão da imagem.

Às 12h, Jorge Feitosa traz a performance “IMPRESSÃO | 2016”. Interessado na reflexão sobre questões como identidade, anonimato e deslocamento, o artista vai propor ao público usar seus rostos para impressão de retratos gravados. Entintando o rosto de cada colaborador o artista os imprimirá em tela branca, criando uma série de gravuras.

Às 16h, Tatiana Abitante apresenta “Soterramento”. Munida de uma barra de radiestesia, a artista busca detectar água nos terrenos do entorno, em alusão aos rios e córregos soterrados pela pavimentação da cidade, e como uma metáfora dos tesouros enterrados por cada um de nós. Um jato de água na artista simboliza o encontro do tesouro, e em um segundo momento ela cria um monte de areia no volume do seu corpo, remetendo ao soterramento desse tesouro, para então reiniciar a ação desde o primeiro ponto.

A atividade é gratuita. Mais informações no SITE do Theatro Municipal de São Paulo. (Carta Campinas com informações de divulgação)