‘Presença Permeável’ convida artistas da performance a ocuparem o vão livre da Praça das Artes

Em São Paulo – No próximo dia 27 de janeiro, sexta-feira, o vão livre da Praça das Artes, em São Paulo, recebe o projeto “Presença Permeável” que convida artistas da performance e da intervenção urbana a ocuparem o local com ações que dialogam com o espaço.

“Presença Permeável” remete às relações de envolvimento entre artistas e público com a Praça enquanto lugar de passagem e convivência, seu livre fluxo e as possíveis contaminações provocadas pelas ações dos artistas.

Às 16h, o projeto recebe a artista Joanna Barros com a performance “Tentativa#2”. Sentada, com os pés apoiados em pedras e com os olhos vendados, a artista se propõe a tricotar enquanto espera a aproximação do público para conversar. Em uma ação duracional, Joanna trabalha aqui o interesse pelo encontro e o estranhamento na desconexão da imagem.

Às 12h, Jorge Feitosa traz a performance “IMPRESSÃO | 2016”. Interessado na reflexão sobre questões como identidade, anonimato e deslocamento, o artista vai propor ao público usar seus rostos para impressão de retratos gravados. Entintando o rosto de cada colaborador o artista os imprimirá em tela branca, criando uma série de gravuras.

Às 16h, Tatiana Abitante apresenta “Soterramento”. Munida de uma barra de radiestesia, a artista busca detectar água nos terrenos do entorno, em alusão aos rios e córregos soterrados pela pavimentação da cidade, e como uma metáfora dos tesouros enterrados por cada um de nós. Um jato de água na artista simboliza o encontro do tesouro, e em um segundo momento ela cria um monte de areia no volume do seu corpo, remetendo ao soterramento desse tesouro, para então reiniciar a ação desde o primeiro ponto.

A atividade é gratuita. Mais informações no SITE do Theatro Municipal de São Paulo. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente