Um grupo de mulheres de Campinas está organizando um ato contra o feminicídio e o ódio às mulheres, principalmente o ódio às mulheres que não se submetem ao machismo.

O ato acontecerá no próximo dia 5, quinta-feira, às 17h no Largo do Rosário, Centro da cidade.

As mulheres protestam contra o machismo e contra o assassinato de 9 mulheres ocorridas na noite de Ano Novo, em Campinas.

Em uma chacina que vitimou 12 pessoas, o técnico de laboratório Sidnei Ramis de Araújo, atirou contra a ex-mulher, o filho e mais 10 pessoas. A ex-mulher já havia registrado 5 boletins de ocorrência contra o criminoso.  Das 12 pessoas assassinadas, 9 eram mulheres.

Entre as mulheres assassinadas estavam: a ex-esposa Isamara Filier, e mais: Liliane Ferreira Donato, Alessandra Ferreira de Freitas, Antonia Dalva Ferreira de Freitas, Abadia das Graças Ferreira, Ana Luzia Ferreira, Larissa Ferreira de Almeida, Luzia Maia Ferreira e Carolina de Oliveira Batista.

O autor dos crimes referia-se às mulheres como ‘vadias’ e expressava posições de ódio e da extrema direita brasileira. “O machismo as matou, assim como mata centenas de mulheres todos os dias no Brasil. E nós não suportamos mais ver mulheres sendo mortas pelo machismo”, dizem as organizadoras, que pedem para que as pessoas levem “material para a confecção de cartazes: cartolinas, tecidos, tinta, spray, pincéis”.

Uma página na rede social Facebook (LINK) está convocando as pessoas para o ato.