A 13ª edição do FEVERESTIVAL – Festival Internacional de Teatro de Campinas, que acontecerá de 12 a 24 de fevereiro de 2017, está com inscrições abertas para as atividades formativas. Serão duas oficinas: a “Oficina de Introdução ao Teatro de Objetos”, com o Grupo Sobrevento, de São Paulo-SP e a oficina “CANTA: Trabalho sobre elementos fundamentais da atuação e do canto”, com Alejandro Tomás Rodriguez e a equipe de atores do grupo Casa Talcahuano, da Argentina (ver informações abaixo). As inscrições podem ser feitas pelo site do festival.

Veja mais detalhes das Oficinas:

CANTA: Trabalho sobre elementos fundamentais da atuação e do canto
Curso ministrado por Alejandro Tomás Rodriguez, com assistência da equipe de atores da Casa Talcahuano (AR).

Durante três encontros, os participantes mergulharão em um intenso trabalho prático com cantos tradicionais afro-latinoamericanas. Nos encontros, os participantes exploram as dinâmicas vivas que emergem do cantar e da interação com as pessoas presentes. A partir de uma série de simples princípios, os participantes serão guiados a descobrir os processos que os conduzem à ação. Esta aproximação ao canto e ao descobrimento de potencialidades latentes, através da interação, tem como base os elementos que constituem o ofício da atuação. Como fixar uma sequência de ações, reações e contatos? Como repeti-la sem simplificá-la? Que significa fazer o mesmo? Qual é a relação entre forma e conteúdo?

Datas: 13 a 15/02 das 14h às 18h
Local: Espaço Núcleo Cupinzeiro – Rua Luís Vicentim Sobrinho, 135. Vila Santa Isabel
30 vagas
Público alvo: atores, bailarinos, músicos e estudantes, sem requisitos de idade ou experiência profissional.
Taxa de inscrição: R$200,00
Inscrições: Até 08/02 pelo site www.feverestival.com.br

Oficina de Introdução ao Teatro de Objetos
Grupo Sobrevento

A oficina apresenta princípios básicos do Teatro de Objetos, buscando caminhos que permitam ao ator dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza. Por meio de improvisações e valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal.

Datas: 20 e 21/02 das 14h às 18h
Local: Espaço Núcleo Cupinzeiro – Rua Luís Vicentim Sobrinho, 135. Vila Santa Isabel
20 vagas
Público alvo: Artistas, estudantes de teatro e interessados de modo geral, maiores de 16 anos.
Curso gratuito.
Inscrições: Até 14/02 pelo site www.feverestival.com.br

A partir da temática “Encontros em Cantos”, que norteia esta edição do Feverestival, busca-se instigar significativos olhares para a cidade em suas potencialidades espaciais e simbólicas, provocados pela questão: “que cidade queremos para nós?”. Dessa forma, é proposta uma troca entre o público, artistas e o Festival, potencializando um espaço de diálogo no cotidiano urbano pelo encontro entre a arte, o festar e o município.

Na convocatória de seleção de espetáculos para integrar a programação desta edição, realizada no ano passado, foram recebidas 498 inscrições vindas de 11 estados de todas as regiões do país e internacionais. De todas as propostas, a equipe de curadoria formada por Pedro de Freitas (Périplo Produções), Renato Ferracini (LUME Teatro),Valmir Santos (Teatrojornal), Thiago Aoki (SESC Campinas) e Cynthia Margareth (Núcleo Feverestival), selecionou oito espetáculos, contemplando as categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantil e Espetáculo de Rua.

“O trabalho da curadoria foi inspirado pela capacidade de afetação dos profissionais que a integram mediante o conteúdo audiovisual de cada produção. Felizmente, alguns de nós tínhamos assistido ao vivo a um espetáculo ou outro, o que enriqueceu as reflexões. Também abraçamos artistas sobre os quais jamais ouvimos falar. Nosso encontro presencial foi pautado pela diversidade de assuntos e estéticas. A qualidade das propostas vindas de diferentes regiões do Brasil, inclusive do interior, tornou a seleção bastante difícil. A gente se despiu dos gostos pessoais e nos deixamos impregnar de criações que, acreditamos, potencializam o diálogo com o público sem concessões”. Valmir Santos, jornalista, crítico e editor do site Teatrojornal – Leituras de Cena, que integrou a equipe de curadoria.

A programação completa do FEVERESTIVAL será lançada no dia 03 de fevereiro, e contará, além dos espetáculos selecionados pelo edital, com outros espetáculos de sala, infantis, rua e espaços alternativos, Fórum de Festivais e intercâmbio entre linguagens artísticas. Além das atividades formativas e de uma programação especial com grupos de Barão Geraldo, o Circuito Barão. Ao todo serão mais de 50 atividades movimentando culturalmente a cidade durante esses 13 dias de Festival. (Carta Campinas com informações de divulgação)