mentira mais comum friedrich nietzsche

Por Regis Mesquita

Quem mente sempre procura algum benefício. Muitas vezes consegue. É raro o ser humano que é 100% verdadeiro. Geralmente as pessoas criam pequenas mentiras para terem pequenos benefícios. Por exemplo: a pessoa se atrasa para um compromisso porque ficou vendo filminho no celular. Ela diz para a pessoa prejudicada: “este trânsito está um inferno, não anda mais”. A desculpa serve para evitar atrito e a mentira se fortalece como solução dentro da mente desta pessoa.

Traduzindo: cada pequena mentira que você conta fortalece a vontade de continuar a usar a mentira como promotor de vantagens para você. Resultado: ao invés de aprender as lições e fazer a vida mais simples e eficiente, a pessoa fica craque em dar desculpas e propagar ilusões.

Além da maldade que está embutida em cada mentira, a pessoa cria um vício extra: quer sempre estar certo. Funciona assim: se ela assumir que é a responsável pelo seu atraso, ela terá a humildade de corrigir o seu erro e a oportunidade de mudar seu comportamento. Esta humildade fará com que ela tenha o costume de analisar a realidade em busca de formas melhores de organização da sua vida. Afinal, sendo verdadeira ela somente terá as recompensas que realmente criar para si. O mentiroso não vive assim. Ele quer colher o que não plantou. Ele quer ter comportamentos negativos ou ineficientes e “levar a melhor”. Ele aprende a mentir, enganar, iludir, manipular. Analisa menos a realidade, questiona menos seus atos e crenças. O pior: busca na realidade o que confirma suas crenças e despreza o que mostra os erros ou confusões.

O resultado é que a pessoa torna-se totalmente interessada em qualquer tipo de notícias que CONFIRMEM o que ele pensa. Nem importa se são falsas ou tendenciosas. A realidade fica em segundo plano. O que importa é que ele sinta que está certo, levando vantagem e sendo “esperto”.

Este é o principal motivo pelo qual as notícias falsas e claramente tendenciosas estão inundando a internet. Sempre existiram. A mentira faz parte da história da humanidade e da luta para a dominação mental. Apenas o grau está um pouco maior.

Manchete: “Notícias mais compartilhadas na semana no impeachment são falsas” (1).  Sabe por que elas foram as campeãs de interesse? Porque “diziam” o que uma parcela mais conservadora da sociedade queria “ouvir”. As pessoas compartilham como se dissessem: estou certa.

Dois grupos da sociedade parecem ter predileção por notícias falsas. Os mais conservadores e os mais interessados em notícias exóticas (notícias tipo assim: “animal mais violento do mundo é descoberto em lugar fantástico”).

Uma cidade no interior da Macedônia está enriquecendo produzindo notícias falsas. Alguns dos seus habitantes chegam a ganhar milhares de dólares por mês. Como os conservadores aceitam melhor as notícias falsas, eles centraram sua atenção nas eleições americanas criando mentiras que alegravam os eleitores do Donald Trump (2). Quanto mais cliques e compartilhamento, mais dinheiro no bolso.

Os grandes grupos econômicos sempre criaram notícias falsas e distorcidas. Com a internet, esta possibilidade passou a ser o ganho pão de sites e blogueiros do mundo inteiro.

Solução para você

Alguns meses atrás publiquei este texto aqui na minha coluna “Comportamento Humano”:  Conheça seis formas fáceis de descobrir se uma notícia da internet é falsa

Mas, lembre que o principal causador deste problema é você mesmo. Cada vez que seu orgulho te domina, você fica necessitado de estar certo, estar lindo, estar esperto, estar melhor que o outro, etc. Com esta postura interior você buscará formas de dizer: estou certo ou sou melhor.

Uma pessoa me dizia: “quero que os pobres possam ser engenheiros. O problema é que eles têm escola muito ruim e são incapazes de aprender as matérias na faculdade. Por causas deles o nível das universidades vai diminuir.” Eu disse para ela que ela estava errada, que os estudos mostravam que os alunos pobres aprendiam tanto quanto os alunos mais ricos (3). Ela me olhou com raiva, ela encontrou alguém que não concordava com ela. Ela teve interesse em aprender ou em dialogar sem preconceito? Não, não teve.

O orgulho e a vaidade fazem as pessoas quererem sobressair, mesmo nos momentos que deveriam refletir sobre a realidade. É exatamente neste momento, no momento da reflexão, que está seu compromisso de sempre aprender, sempre melhorar e deixar de ser um espalhador de maldade e maledicência.

A humildade te permite oscilar de posição. Enquanto o orgulho gera a necessidade de estar sempre certo. A humildade te facilita aceitar a realidade de que algumas vezes você está certo e em outras vezes está errado. Algumas vezes é professor, em outras é aluno.  A humildade te permite aprender mais; aprendendo mais terá mais sabedoria; mais sabedoria gera mais realização pessoal e mais paz interior; mais realização e mais paz tornam as pessoas menos interessadas na mentira.

O rei que morreu de fome

“Dizem que havia um rei que morreu de fome porque não preparou sua própria comida. E porque não preparou a comida que lhe salvaria? Porque na sua cultura era humilhante preparar comida. Quando o rei se perdeu na selva, ele morreu de fome. Não soube mudar de papel e nem assumir outras posições, de acordo com a nova realidade em que vivia.” (trecho do ebook – “A espiritualidade no dia-a-dia)

Característica da humildade: capacidade de ocupar diversas funções e papéis sempre que a realidade assim necessitar.

O rei não pode fazer comida, porque era prisioneiro de uma ideologia e, orgulhoso, não queria se humilhar – o erro fatal.

A humildade favorece o reconhecimento do erro. O importante é a realidade; ou seja, o importante é aprender com a realidade e assim desenvolver qualidade e habilidades.” (4)

Concluindo:

Todo ser humano deve tomar muito cuidado para não se perder na necessidade de criar uma autoestima positiva baseada na ilusão, na maldade, maledicência ou na mentira. Nestes casos, você perderá parte da sua capacidade de gerar o melhor para você, para sua família e sociedade.

E o pior, muitas pessoas ganharão dinheiro e poder, ao manipular suas crenças e visão de mundo. Pior ainda, seu preço ficará cada vez mais barato (5).

(1) http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/04/noticias-mais-compartilhadas-na-semana-do-impeachment-sao-falsas.html

(2) http://www.bbc.com/portuguese/internacional-38206498

(3) http://www.revistaforum.com.br/digital/138/sistema-de-cotas-completa-dez-anos-nas-universidades-brasileiras/

(4) O que é ser humilde? Saiba como a humildade vai te ajudar a ter uma vida melhor

(5) Desenvolva seus potenciais para ser mais e não precisar da mentira

Regis Mesquita é autor do site Psicologia Racional e da coluna “Comportamento Humano” aqui no site Carta Campinas

Vejam este vídeo da ONU: