Em São Paulo – Fica em cartaz até março do ano que vem, no MIS, Museu da Imagem e do Som, de São Paulo, a exposição “Silvio Santos vem aí”, uma mostra que acompanha a trajetória do maior ícone da televisão brasileira, além de colocar o público dentro de programas como “Show do Milhão”, “Qual é a Música?” e “Roda a Roda”.

Composta por vários ambientes expositivos, logo no início a Mostra traz o ‘Programa do Silvio’, uma passagem que leva o público à infância de Silvio Santos e, a partir daí, inicia-se uma viagem no tempo.

Senor Abravanel não nasceu Silvio Santos, tampouco em berço de ouro. Com o início da vida difícil, o apresentador batalhou para chegar onde chegou. Com potencial de persuasão e grande talento para comunicação desde a juventude, teve uma vida inteira dedicada ao seu público.

Ao longo de seus 85 anos de idade, fez história no rádio, na televisão e no meio empresarial, como artista e empresário visionário que sempre soube dialogar com todas as idades e classes sociais.

Assim, a exposição faz o trajeto não apenas de sua vida pessoal e profissional, mas entrelaça seus acontecimentos com a evolução da história do rádio e da televisão – onde Silvio sempre esteve submerso, fazendo a alegria dos brasileiros e dando a todos uma verdadeira aula de comunicação.

Silvio gravou seu nome na história da comunicação brasileira como o maior animador de todos os tempos. Sua jornada como apresentador e empresário coleciona momentos de superação e êxito, resultado de esforços para atingir o reconhecimento e o patrimônio que tem hoje. Por trás da personalidade que alegra os domingos de milhões de brasileiros está um dos mais talentosos empreendedores da história do país, que soube, como poucos, explorar os meios de comunicação de massa para criar um império que vai muito além de um canal de TV.

Ao longo da mostra, é possível ver perspicácias e curiosidades a respeito de Silvio Santos como o fato de que, no final dos anos 60, Silvio já fazia mais de 40 programas para mais de três canais diferentes, sendo portanto um produtor independente, mesmo que não fosse chamado assim.

Além disso, foi Silvio Santos que descobriu o potencial dos domingos para a televisão brasileira. Algo que, com determinação e muita criatividade, resultaram em uma trajetória que teve início com vendas de capinhas de título de eleitor e hoje em projetos de grande sucesso.

Como a exposição nos faz viajar pela evolução da televisão, que era em preto e branco e depois passou a ser colorida, o espaço expositivo também foi dividido da mesma maneira: o começo em preto e branco, e a partir do ano em que a televisão ganhou cores, a exposição também ganha.

A partir do primeiro sinal de cor, o público pode participar de programas como “Qual é a Música?”, “Roda a Roda”, “Topa Tudo por Dinheiro”, “Baú da Felicidade”, “Troca ou não troca?”, “Show do Milhão” e muitos outros, além de dar uma espiadinha na “Vila do Chaves”, na “Casa dos Artistas” e no “Programa do Bozo”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Temporada: de 7 de dezembro de 2016 a 12 de março de 2017
Horários: das 11h às 20h (terça a sexta-feira); 10h às 21h (sábados); e 10h às 19h (domingos e feriados)
Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia; gratuito para crianças até cinco anos – A bilheteria abre uma hora antes da visitação.