carlos-bassan-pm-divulgacaoNo próximo domingo, 20 de novembro, Campinas terá eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Entre eles, haverá a 18ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares, cuja concentração será na Estação Cultura, a partir das 10h.

No mesmo horário, na Comunidade Católica São Joaquim e Santana, haverá uma missa afro.

No período da tarde, às 16h, acontece a Roda da Mãe Preta em frente a igreja São Benedito no centro da cidade. A atividade integra a oitava edição do “Sou África em Todos os Sentidos”. Às 20h, na Câmara Municipal, ocorre a entrega do Diploma de Honra ao Mérito: Zumbi dos Palmares a personalidades que se destacam em atividades em prol da igualdade racial.

A data, dedicada à reflexão sobre a resistência do negro à escravidão e sua inserção na sociedade brasileira,  foi escolhido em homenagem a Zumbi dos Palmares, assassinado nesta data no ano de 1695.

As ações têm o apoio da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) da Prefeitura de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)