mpf-raio-x-do-bolsa-familiaEm uma varredura do Ministério Público Federal (MPF) nos benefícios do Bolsa Família se descobriu algo muito importante, mas que é deixado de lado pela mídia e pela própria sociedade.

A notícia normalmente é de que o MPF descobriu possível irregularidade em 4.703 prefeituras e recomendou visitas domiciliares a mais de 870 mil beneficiários do programa Bolsa Família. Somente no Estado de São Paulo, 93 mil empresários são suspeitos de receber o Bolsa Família (veja notícia). 

No entanto, há um outro lado:  um grupo de cidades  em que não foram encontrados indícios de corrupção. Isso mesmo! E é talvez essa informação que o MPF, pesquisadores e políticos deveriam se debruçar.

Por que não foram encontrados indícios de corrupção nestas cidades? Como é o processo no município de distribuição e seleção do Bolsa Família?

Seria importante um levantamento de práticas desses municípios para poder talvez ser instituída uma prática padrão. Apesar de haver indícios de muita corrupção no Rio Grande do Sul, com 25 mil empresários recebendo o Bolsa Família, além de 9,5 mil servidores públicos, é o estado que tem o maior número de cidades sem indício de corrupção. Quais as práticas desses municípios?

Conheça os municípios que não foram encontradas irregularidades:

cidades-sem-corrupcao