Por Thuanny Cappellari

14282021289_ccf90dc718_z programa socialHá pessoas que reclamam de governo popular, mas se beneficiaram com projetos por eles criados. Como por exemplo, REUNI (reestruturação das Universidades Federais), com o aumento de vagas e ampliação em sua estrutura. Se você ingressou na Universidade nos últimos seis anos para cá, é bem provável que faça parte deste grupo.

Além disso, é possível que tenha recebido bolsas dentro da Universidade para pesquisa, estágio, e sim, elas fazem parte do plano do governo, e são concedidas conforme planejamento. Pode ter recebido auxílio moradia e ainda receba outros benefícios promovidos e incentivados pelo governo.

E tivesse ainda, a possibilidade de fazer um mestrado e doutorado, inclusive, com incentivo de bolsas do governo federal. Afinal, como você continuaria a estudar com dedicação exclusiva sem uma remuneração? Sim, isso é possível através da concessão de bolsas.
Você pode ter ficado desempregado, e além de encaminhar o seguro desemprego, pode ter se beneficiado com o bolsa família.

Além disso, não podemos esquecer dos ganhos em relação às trabalhadoras domésticas, a nova lei sancionada pela Dilma só trouxe benefícios e muitos direitos.
Você pode ter comprado casa pelo programa Minha Casa Minha Vida, implementado pelo Governo Federal em 2009.

Vale lembrar também, a reforma na previdência e trabalhista do governo Temer. Que tem esse nome para não aparentar ser algo que denigra a imagem do governo. Mas, se trata da perda de direitos e ampliação de idade para aposentadoria. E sabe o que acontece em alguns casos? Há Estados no País em que a expectativa de vida não acompanha a idade de aposentadoria, ou seja, o indivíduo morrerá trabalhando, e não terá o direito a aposentadoria.

É triste, muito triste saber que investimentos em educação, que sim, é o que muda as pessoas e por consequência suas vidas serão cortados, causando uma enorme perda à sociedade. PROUNI (Programa Universidade para todos) criado em 2005, que beneficiou milhões de estudantes. Além do PRONATEC, entre outros programas com cursos oferecidos pelo Governo Federal.

Enfim, aos que dizem que não têm partido, e são à favor de um País melhor, sim esse é o desejo de todos, e também dos que têm partido. Mas, precisamos refletir os interesses diante da política, e anseios da sociedade. E é preciso tomar partido, porque neste caso, quem não se posiciona não sabe de que lado está.

Precisamos de educação, é ela que fará a diferença. E com um governo como Temer que propõe medidas impopulares, que não subsidia o mínimo do que nós precisamos, o que mais podemos esperar?
Nos últimos anos, tivemos um aumento de Universidades Federais nunca visto em governos anteriores. Sempre foram os grandes empresários lucrando com trabalhadores com poucas oportunidades. Tudo isso mudou, e é fruto de um programa sim de um governo anterior, e deve ser respeitado.

Você pode ter outro lado, mas este lado é o que promoveu inúmeras mudanças no cenário brasileiro que poderá ficar estagnado novamente. É o lado da educação, é o lado que mudou o País.

Thuanny Cappellari é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Pelotas/RS