A Skafandros Orkestra já é conhecida pelo público campineiro pela sua sonoridade autêntica, com composições inspiradas nas melodias e ritmos brasileiros, como choro, baião e, também, pelas suas releituras de grandes compositores nacionais. Entre as interpretações estão a combinação do ska com o universo baiano de Dorival Caymmi, as modernas orquestrações de Moacir Santos e o mundo erudito de Villa-Lobos.
Em 2016, a banda foi contemplada pelo Edital de Aprimoramento Técnico e Artístico do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que consistiu em uma imersão de formação em percussão afro-brasileira com o percussionista Chico Santana. Após essa formação, a Skafandros Orkestra criou um novo repertório inteiramente autoral, elaborado a partir do diálogo entre o ska jamaicano e as estruturas melódicas e rítmicas afro-brasileiras abordadas durante a formação, entre elas, maracatu, ijexá, coco e o jongo. “Este trabalho autoral da Skafandros vem estabelecer um novo gênero que batizamos de SIB – Ska Instrumental Brasileiro”, conceitua Edmar Pereira, saxofonista do grupo.
No próximo dia 17, a Skafandros apresentará o resultado deste projeto em uma aula-espetáculo denominada “Caminhos para um novo Ska Brasileiro”, que contará novamente com a presença do percussionista Chico Santana. O público terá a oportunidade de conhecer as novas músicas autorais da banda e o seu processo de criação, participando através de dinâmicas interativas. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Aula-espetáculo “Caminhos para um novo Ska Brasileiro” com Skafandros Orkestra e Chico Santana
Local: Teatro de Arena da Unicamp – Abertura do FEIA 17 – Festival Estudantil do Instituto de Artes
Data: 17 de Setembro
Horário: 17h
Entrada gratuita