A ópera multimodal “Descobertas”, do compositor Jônatas Manzolli será apresentada em Campinas, no Teatro Iguatemi, nos dias 27 e 28 de setembro, dentro das comemorações dos 50 anos da Unicamp.
Com cerca de 60 minutos, “Descobertas”, chamada ópera multimodal por utilizar diferentes formas interpretativas e mediação tecnológica, reúne 40 intérpretes em cena, entre músicos da Sinfônica da Unicamp, do Grupo de Percussão, do Coro Contemporâneo e de bailarinos do Departamento de Artes Corporais da Unicamp.
A composição destaca a música de concerto contemporânea, na qual o palco e a plateia integram-se para sensibilizar todos os sentidos.
“Descobertas” não conta uma história, mas fala sobre o próprio ato de criar. O tema dos quatro atos aborda as fases do processo criativo, com os personagens chamados de Autor, Obra, Estética e Poema, representados pelos bailarinos. O coro cênico comenta a ação dramática como no teatro grego. “Não há uma história para ser contada, mas um conjunto de sons e imagens que descrevem as múltiplas sensações que ocorrem em cada um de nós, quando experimentamos os limites do ato criativo”, descreve o compositor.
A obra integra música e dança a partir da cena e do diálogo intrínseco com a estrutura audiovisual do libreto. O movimento e o som produzem aberturas para o público numa paleta de gestos, imagens e texturas produzidas por bailarinos, coro cênico, paisagem sonoras e orquestra.
Os bailarinos e o som da orquestra interagem com as imagens do cenário digital, utilizando-se de computação gráfica. Haverá projeção audiovisual no fundo do palco e no proscênio, ou seja, imersão total do público nas imagens geradas em tempo real.
O projeto é uma realização conjunta do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC), Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e Departamentos de Música e Dança do Instituto de Artes da Unicamp.
Ópera multimodal “Descobertas”
Compositor: Jônatas Manzolli
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Coro Contemporâneo de Campinas
Grupo de Percussão da Unicamp (GRUPU)
Bailarinos do Departamento de Artes Corporais (Unicamp)
Direção do GRUPU: Fernando Hashimoto
Direção do Coro Contemporâneo: Ângelo Fernandes
Direção Cênica e Concepção Coreográfica: Daniela Gatti
Direção Musical e Regência: Cinthia AliretiQuando: 27 e 28 de setembro (terça e quarta-feira), 20h
Onde: Teatro Iguatemi
Entrada gratuita. Retirada dos ingressos (2 por pessoa) duas horas antes do início das apresentações.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.