kiwi-foto-de-aro%cc%82-ribeiro-11Em São Paulo – No próximo dia 1º de outubro, no Teatro Augusta, em São Paulo, acontece a estreia do espetáculo “Kiwi”, com texto do escritor canadense Daniel Danis e direção de Lucianno Maza.

A história, ficcional, tem como pano de fundo a realização dos Jogos Olímpicos em uma cidade que, para receber os atletas, remove a população da área pobre urbana para dar lugar às vilas olímpicas. As casas são destruídas, seus ocupantes expulsos. Uma menina é deixada para trás e passa a viver nas ruas, onde encontra um grupo de outros jovens. Para ser aceita tem de respeitar as regras do clã e esquecer sua antiga vida e nome. Assim nasce Kiwi, foco do espetáculo homônimo ao nome da personagem central.

Para viver o papel de Kiwi e Lichia, os atores Rita Batata e Lucas Lentini dão vida à história de uma garota e seu melhor-amigo-namorado-marido Lichia. Todos no grupo tem nome/codinome de frutas ou legumes, só assim podem pertencer ao clã. Em cena, em um clima de terror onírico, os dois personagens vivem no subterrâneo de um mundo em celebração, mas ao qual não pertencem. Com delicadeza, mas sem medo de tocar em feridas, a crítica social surge em temas como o uso e venda de drogas, roubos, violência e prostituição praticados por crianças e jovens moradores de rua (que, no mundo real, somam, aproximadamente, 150 milhões de pessoas, número do relatório da ONU de 2015).

Idealizada pelo diretor Lucianno Maza há seis anos, a montagem brasileira de “Kiwi” estreia no mesmo ano em que foram realizados os Jogos Olímpicos no Brasil. Segundo Maza, “o encantamento com o texto de Daniel Danis foi a forma extremamente poética que ele encontra para falar de assuntos tão fortes envolvendo crianças e jovens, pelos quais somos todos responsáveis”. E completa: “’Kiwi’ tem a força de se comunicar com o público adulto, mas também chamar os jovens para o teatro. Apesar de ter sido escrita na distante região do Quebec, essa história poderia se passar em qualquer lugar do mundo onde a pobreza extrema e a violência ainda são realidades, como, infelizmente, o Brasil”.

Sinopse: Às vésperas dos Jogos Olímpicos, a polícia faz sua limpeza social. Uma garota, abandonada por sua família, é acolhida por jovens que lutam pela sobrevivência nas ruas. Ela é batizada Kiwi e terá uma dura trajetória até a esperança de uma vida melhor em um mundo que parece não ter lugar para ela e seus amigos. Texto premiado do autor canadense Daniel Danis com direção de Lucianno Maza. (Carta Campinas cm informações de divulgação)

FICHA TÉCNICA

Texto: Daniel Danis
Direção e tradução: Lucianno Maza
Elenco: Rita Batata e Lucas Lentini
Assistência de direção: Náshara Silveira
Trilha-sonora: Dr. Morris
Figurino: Anne Cerutti
Cenário e iluminação: Lucianno Maza
Assistência de iluminação: Melissa Guimarães
Arte gráfica: André Kitagawa
Projeto (programação visual): Caesar Moura
Fotos de divulgação: Arô Ribeiro
Fotos de cena: Bob Sousa
Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques
Produção executiva: Berenice Haddad
Produção e idealização: Lucianno Maza
Realização: Projeto Grande Elenco

De 1 º de Outubro a 27 de Novembro de 2016
Sábados, às 21h30, e domingos, às 19h
Teatro Augusta (Sala Experimental)
Endereço: Rua Augusta, 943 – Cerqueira César
Informações: (11) 3151-4141
Capacidade: 50 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$30,00 (inteira) / R$15,00 (meia-entrada: estudantes; jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos; idosos acima de 60 anos; portadores de necessidades especiais e acompanhante; e professores da rede municipal e estadual)
Horário da bilheteria do teatro: Quarta a sexta, de 14h às 21h; e sábados e domingos, de 13h às 21h.
Os ingressos também podem ser adquiridos pelo site e televendas: www.compreingressos.com e (11) 2122-4070.