09-2016-esporte-e-atividade-fisica-japamala-fabi-murgelEntre os dias 13 e 18 de setembro, o Sesc Campinas promove o Encontro de Ioga, uma semana de aprofundamento no universo do Ioga e da cultura indiana, através de aulas, oficinas, exibição de filme, bate-papos e palestras sobre ioga, meditação, sânscrito e alimentação saudável.

As Aulas abertas de ioga trabalham o fortalecimento do copo e a concentração da mente, nos dias 13 e 14, terça e quarta, e dias 15 e 16, quinta e sexta. A palestra Meditar para que? com Paulo Uchôa, aborda o tema da meditação ou o caminho do silêncio como saída para reduzir o encantamento que damos às coisas, no dia 13, terça.

O Cine debate – Hermógenes, professor e poeta do yoga, terá mediação das instrutoras de ioga do Sesc Campinas e exibe o filme Hermógenes, professor e poeta do ioga, no dia 13, terça. A oficina Alimentação viva: brotos e germinados, promove a reflexão sobre a alimentação viva, no dia 14, quarta.

Felicidade genuína: como transformar nosso mundo interno, com Gustavo Gitti, fala sobre o florescimento humano e nosso mundo interno, trabalhando questões de controle sobre ansiedade, culpa, carência, competição e distração, no dia 14. Já a vivência Sânscrito, com Cecília M.Castro, aborda o idioma mais antigo da humanidade que possibilita o contato e a grandeza do sânscrito, no dia 15, quinta.

Meditação – o caminho do silêncio, com Denílson Lacerda, proporciona o entendimento sobre nosso mundo interno e a escuta de nossas emoções, acalmando corpo e mente, no dia 15, sexta. A oficina de Japamala, ensina o processo de produção dos cordões de sementes utilizados em meditações individuais, nos dias 15 e 16, quinta e sexta.

Arte sacra tibetana, com Tiffany Gyasto, direciona a menta à iluminação através das primeiras técnicas de desenho, usando as imagens de buda, dia 16, sexta. Meditação e desenho – formas do inconsciente é inspirada na prática de dar forma às imagens abstratas que nos afligem na vida, dia 16, sexta.

No dia 17, uma sequencia de atividades proporciona a vivência na modalidade. Mantras em rodas aborda fórmulas cantadas ou entoadas com significados específicos que servem como instrumentos para o pensamento. A vivência Pranayamas de entrega aborda os movimentos respiratórios que utilizam o pensamento e buscando a expansão da bioenergia do corpo. Já Ioga em duplas – confiança trabalha o conceito de confiança através de posturas e equilíbrios em duplas. Ásanas – aceitação, trabalha posturas do ioga que buscam o equilíbrio entre o físico, mental e espiritual através do conceito de aceitação.

Ainda no dia 17, Meditação – gratidão proporciona a consciência da verdadeira sabedoria, por meio da prática de ásanas. Danças circulares meditativas promove a introspecção e o autoconhecimento nas rodas de dança. Mantras instrumentais incentiva a tranquilidade e a leveza através do som dos mantras. Slow art – despertar as sensações do corpo, é inspirada no método Marina Abramovic, proporcionando o despertar da sensibilidade corpórea, através de desenhos e exercícios. Dança circular com mandala, aborda a meditação e a autocompreensão através de música e cores.
Encerrando as atividades no dia 18, Tambores flow propõe uma forma simples e inusitada de meditação, por meio de ritmos, respiração e cantos.

As atividades são abertas e gratuitas. Confira a programação completa pelo Portal do Sesc Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)