sentidosDe 6 a 14 de agosto, o Sesc Campinas recebe o projeto “Sentidos do Sentir”, envolvendo diversas áreas e trazendo para o público um pouco do mundo dos sentidos e sensações por diferentes maneiras: imagens, sons, espetáculo, vivências, aulas abertas e outras experimentações.

As instalações se destacam por promoverem a vivência de experiências sensoriais. O Cine Susto trabalha o medo em uma seleção de diferentes cenas de filmes com elementos narrativos, como música e cenário. O Instante do Sentir valoriza o silêncio e a conexão com o “eu interior”. A Trilha Sensorial estimula diferentes sensações, e o Labirinto Brincante promove encontros e desencontros de caminhos.

A Bicicleta Poética incentiva a reflexão através da leitura de trechos de poemas. Também integram a programação as performances do Grupo Sensus Pequeno Príncipe Sensorial, (sábado, 13) convidando o público a percorrer um trajeto conduzido pelos atores que interpretam textos da obra de Antoine de Saint-Exupèry, e Kinesis, (domingo, 14), com um trajeto vendado conduzido pelos atores, interpretando a obra literária de diversos autores como Nietzsche, Tânia Regina Cardoso, Juliano Hollivier, José Geraldo Neres e Elaine Pauvolid.

Pausa para Respirar, com o grupo OPOVOEMPÉ (domingos 7 e 14), oferece uma pequena pausa no cotidiano e a possibilidade de escutar as batidas de seu próprio coração, enquanto os pés repousam num pequeno pedaço de gramado. Alternam-se momentos de invisibilidade e evento, ações coreográficas e interação, numa anamnese lúdica e ao mesmo tempo, leve e profunda. Já Telescópios Urbanos, com o físico Fábio Amicucci (dias 10 e 11, quarta e quinta), completam as intervenções artísticas do mês.

O bate-papo Como Percebemos o que Percebemos? com Lia Diskin, aborda a relação entre as ideias com a realidade que cerca a humanidade, na terça, dia 9. Na programação de aulas abertas, Do In acontece no dia 6, Circuito Corpo e Mente e Eutonia nos dias 6 e 13, Corrida Vendado nos dias 9 e 10, Danças Circulares, Jogos Teatrais e Reeducação do Movimento, nos dias 10 e 12, Shiatsu para a Família (dia 13), também integram a agenda de aulas do projeto.

O espetáculo de dança Expansão do Sentir, com a Cia. Sensorium é inspirado em obras da dançarina expressionista alemã Pina Bausch e acontece no dia 12. Na programação de vivências, estão Pinda Chinesa, com Sandreli Aparecida Oliveira. Pindas são saquinhos de linho com ervas medicinais, aromáticas e especiarias com propriedades tanto relaxantes como estimulantes, as quais são previamente aquecidas, de forma a criar o efeito terapêutico, (dias 5 e 9).

Cestos de Surpresa, com sons, texturas, cores e formas em um cesto recheado de surpresas e aprendizados, com estímulos aos sentidos acontece entre dias 5 e 14, Sentidos e Conexões, com Ana Marcia Campos, terapeuta ocupacional e especialista em saúde mental, estimula a consciência da pele, por meio de atividades que despertam as sensações, possibilitando uma nova percepção do corpo nos dias 6 e 7. Biomas do Brasil e Frutas Nativas (dia 6), é uma degustação do território brasileiro através de suas frutas nativas com o objetivo de percebermos o espaço em que vivemos, identificando cada bioma, o sabor da terra, das frutas e suas sensações.

A ligação entre a família e os bebês é reforçada com a oficina de Shantala (dias 7 e 14), com Cristina Costa Diniz e Renata Olah que promovem a vivência da metodologia ‘Shantala de Frédèrick Leboyer’ e toques sutis de ‘Pethö Sándor’. Minha Mãe Cantava Pra Mim Desde a Barriga da Minha Mãe e eu Gosto, com a educadora Tânia Grinberg, convida a vivência das mães com seus bebês através de cantos e rodas de diferentes culturas, em diversas línguas, (dias 6, 13, 20 e 27).

Já Arte Comestível (dia 13), promove a criação de uma obra de arte que pode ser degustada, a partir do reconhecimento de estímulos sensoriais, utilizando elementos/alimentos da cultura local, explorando cores, cheiros e sabores.

Do Tato ao Prato, orienta quanto à introdução alimentar para bebês e pais, por meio de aulas teóricas e vivências que exploram os sentidos através de uma degustação guiada e da técnica de introdução alimentar conhecida como Baby Led Weanig (criado pela britânica Gill Rapley), (dia 14), e a contação Baú de Histórias com a Cia. Malas Portam insere os participantes na história de “Pout Pourri”, uma mala que carrega um pouco de cada uma de nossas bagagens e, para abri-la, nosso grande amigo, o “Cabeça Pensante”, trará algumas adivinhas dentro de sua cabeça, estimulando os sentidos do tato e da visão.

Bordados do Coração – Memórias e Histórias, nos dias 10, 11 e 12, oferece encontros em que o público é convidado a registrar suas memórias e lembranças afetivas através do Hoop Art (arte em bastidor), possibilitando a aproximação das pessoas de todas as idades. Tá no Olhar – Oficina de Construção de Objetos de Observação é realizada nos dias 11, 13 e 14, com os artistas e educadores Flávia Paiva e Júnior Ahzura e propõe a criação e construção de objetos de observação como visores, binóculos e filtros coloridos; a partir da leitura de espaços e questões sobre a concepção da imagem, proporcionando uma reeducação visual.

Sentidos do Comer utiliza técnicas de meditação ativa para despertar o comer consciente, no dia 12. Técnicas de meditação e gerenciamento do stress são transmitidas em Atenção Plena, com Regina Giannetti Dias Pereira, fundadora do programa Você Mais Centrado, no dia 13.

A programação completa pode ser acessada através do Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)