De 6 a 14 de agosto, o Sesc Campinas recebe o projeto “Sentidos do Sentir”, envolvendo diversas áreas e trazendo para o público um pouco do mundo dos sentidos e sensações por diferentes maneiras: imagens, sons, espetáculo, vivências, aulas abertas e outras experimentações.
As instalações se destacam por promoverem a vivência de experiências sensoriais. O Cine Susto trabalha o medo em uma seleção de diferentes cenas de filmes com elementos narrativos, como música e cenário. O Instante do Sentir valoriza o silêncio e a conexão com o “eu interior”. A Trilha Sensorial estimula diferentes sensações, e o Labirinto Brincante promove encontros e desencontros de caminhos.
A Bicicleta Poética incentiva a reflexão através da leitura de trechos de poemas. Também integram a programação as performances do Grupo Sensus Pequeno Príncipe Sensorial, (sábado, 13) convidando o público a percorrer um trajeto conduzido pelos atores que interpretam textos da obra de Antoine de Saint-Exupèry, e Kinesis, (domingo, 14), com um trajeto vendado conduzido pelos atores, interpretando a obra literária de diversos autores como Nietzsche, Tânia Regina Cardoso, Juliano Hollivier, José Geraldo Neres e Elaine Pauvolid.
Pausa para Respirar, com o grupo OPOVOEMPÉ (domingos 7 e 14), oferece uma pequena pausa no cotidiano e a possibilidade de escutar as batidas de seu próprio coração, enquanto os pés repousam num pequeno pedaço de gramado. Alternam-se momentos de invisibilidade e evento, ações coreográficas e interação, numa anamnese lúdica e ao mesmo tempo, leve e profunda. Já Telescópios Urbanos, com o físico Fábio Amicucci (dias 10 e 11, quarta e quinta), completam as intervenções artísticas do mês.
O bate-papo Como Percebemos o que Percebemos? com Lia Diskin, aborda a relação entre as ideias com a realidade que cerca a humanidade, na terça, dia 9. Na programação de aulas abertas, Do In acontece no dia 6, Circuito Corpo e Mente e Eutonia nos dias 6 e 13, Corrida Vendado nos dias 9 e 10, Danças Circulares, Jogos Teatrais e Reeducação do Movimento, nos dias 10 e 12, Shiatsu para a Família (dia 13), também integram a agenda de aulas do projeto.
O espetáculo de dança Expansão do Sentir, com a Cia. Sensorium é inspirado em obras da dançarina expressionista alemã Pina Bausch e acontece no dia 12. Na programação de vivências, estão Pinda Chinesa, com Sandreli Aparecida Oliveira. Pindas são saquinhos de linho com ervas medicinais, aromáticas e especiarias com propriedades tanto relaxantes como estimulantes, as quais são previamente aquecidas, de forma a criar o efeito terapêutico, (dias 5 e 9).
Cestos de Surpresa, com sons, texturas, cores e formas em um cesto recheado de surpresas e aprendizados, com estímulos aos sentidos acontece entre dias 5 e 14, Sentidos e Conexões, com Ana Marcia Campos, terapeuta ocupacional e especialista em saúde mental, estimula a consciência da pele, por meio de atividades que despertam as sensações, possibilitando uma nova percepção do corpo nos dias 6 e 7. Biomas do Brasil e Frutas Nativas (dia 6), é uma degustação do território brasileiro através de suas frutas nativas com o objetivo de percebermos o espaço em que vivemos, identificando cada bioma, o sabor da terra, das frutas e suas sensações.
A ligação entre a família e os bebês é reforçada com a oficina de Shantala (dias 7 e 14), com Cristina Costa Diniz e Renata Olah que promovem a vivência da metodologia ‘Shantala de Frédèrick Leboyer’ e toques sutis de ‘Pethö Sándor’. Minha Mãe Cantava Pra Mim Desde a Barriga da Minha Mãe e eu Gosto, com a educadora Tânia Grinberg, convida a vivência das mães com seus bebês através de cantos e rodas de diferentes culturas, em diversas línguas, (dias 6, 13, 20 e 27).
Já Arte Comestível (dia 13), promove a criação de uma obra de arte que pode ser degustada, a partir do reconhecimento de estímulos sensoriais, utilizando elementos/alimentos da cultura local, explorando cores, cheiros e sabores.
Do Tato ao Prato, orienta quanto à introdução alimentar para bebês e pais, por meio de aulas teóricas e vivências que exploram os sentidos através de uma degustação guiada e da técnica de introdução alimentar conhecida como Baby Led Weanig (criado pela britânica Gill Rapley), (dia 14), e a contação Baú de Histórias com a Cia. Malas Portam insere os participantes na história de “Pout Pourri”, uma mala que carrega um pouco de cada uma de nossas bagagens e, para abri-la, nosso grande amigo, o “Cabeça Pensante”, trará algumas adivinhas dentro de sua cabeça, estimulando os sentidos do tato e da visão.
Bordados do Coração – Memórias e Histórias, nos dias 10, 11 e 12, oferece encontros em que o público é convidado a registrar suas memórias e lembranças afetivas através do Hoop Art (arte em bastidor), possibilitando a aproximação das pessoas de todas as idades. Tá no Olhar – Oficina de Construção de Objetos de Observação é realizada nos dias 11, 13 e 14, com os artistas e educadores Flávia Paiva e Júnior Ahzura e propõe a criação e construção de objetos de observação como visores, binóculos e filtros coloridos; a partir da leitura de espaços e questões sobre a concepção da imagem, proporcionando uma reeducação visual.
Sentidos do Comer utiliza técnicas de meditação ativa para despertar o comer consciente, no dia 12. Técnicas de meditação e gerenciamento do stress são transmitidas em Atenção Plena, com Regina Giannetti Dias Pereira, fundadora do programa Você Mais Centrado, no dia 13.
A programação completa pode ser acessada através do Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




