Presepadas de Damião_Divulgação_André Guisard (640x424)Nessa quarta-feira (10/8), às 20h, no Espaço Arena, do Sesc Campinas, será apresentado o espetáculo de rua “As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo”, da Damião e Cia. de Teatro. A cena será totalmente povoada por tipos da rua, figuras invejadas e temidas, presenças notórias e personalidades religiosas.

O espetáculo nasceu de uma vontade unânime da trupe: trabalhar na rua. Por meio do diretor da montagem, Mario Santana, o grupo conheceu o conto medieval O Ferreiro e a Morte (popularmente reconhecido como O Homem Que Engana a Morte), o embrião da atual montagem.

Em As Presepadas de Damião, a plateia atenta aprecia fortemente duas manifestações populares brasileiras: o Cavalo-Marinho (Zona da Mata de Pernambuco) e a Folia de Reis (Sudeste). Da primeira, o espectador reconhece a musicalidade, as danças apresentadas, os jogos de palavras, a ponte entre o lírico e o escracho (sagrado e profano), a entrada das figuras numa roda e as próprias personagens, como Capitão (Narrador) e Damião. “A própria corporeidade do Damião está entre essas duas manifestações. Fiz dele um híbrido. Ele tem algo do Mateus, do Cavalo-Marinho, e do Negro, uma das figuras da Folia de Reis. Da Folia, também buscamos algumas estruturas em versos”, conta Ricardo Ikier, o intérprete de Damião.

Mais do que simplesmente contar essa história fantástica, em que seres profanos se esbarram no Menino Jesus, em São Pedro e na Morte, a proposta do grupo se volta ao tempero de promover a arte teatral na rua.

A plateia tem papel significativo no desenrolar da trama. Contudo, nada forçado ou apelativo. “Geralmente, as interferências são muito bem-vindas, já que elas mostram ao público que o espetáculo é vivo e dinâmico, e que o improviso pode ser algo a favor e que traz uma veracidade maior ao espetáculo”, destaca Presto.

Inspirada no conto medieval O Ferreiro e a Morte e na mitologia católica, principalmente a oriunda da literatura de cordel, o espetáculo de rua As Presepadas de Damião narra o encontro de um tipo popular com duas figuras ilustres: Menino Jesus e São Pedro. “Em agradecimento à hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas ao impedir que A Morte cumpra sua sentença. Trata-se da saga de um anti-herói, símbolo de todos os sobreviventes de nosso país, que, dia após dia, engana a morte à sua própria maneira”, conta André.

Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil. Em 2012, após íntima aproximação do Cavalo-Marinho e da Folia de Reis, a trupe estreou o espetáculo As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo. Um ano depois, em Estrela da Madrugada: a história de um palhaço apaixonado, o grupo se enveredou pelo universo das pantomimas clássicas e da essência do circo-teatro brasileiro. Desde 2014, a Cia. integra a Rede Usina Geradora de Cultura, coletivo de trupes artísticas responsável pela gestão da Sala Toninhos, do Vagão de Teatro de Bonecos e do Ateliê Livre, ambos espaços culturais localizados na Estação Cultura de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo de rua As Presepadas de Damião
Quando: Quarta-feira (10/8), às 20h
Onde: Espaço Arena, do Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333, no Bonfim, em Campinas. Telefone: 19 – 3737-1500)
Quanto: Entrada franca
Classificação etária: 12 anos
Informações no SITE do grupo