imagem_release_728830 (640x427)Comemorando 10 anos em 2016, a Mostra Curta Audiovisual de Campinas irá trazer, além de exibições de filmes, uma programação de atividades paralelas e gratuitas, como palestras, bate-papos, masterclasses e oficinas. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, e vão até dia 9 de setembro. Os interessados poderão se inscrever neste site.

Mais uma vez, uma das mais conceituadas escolas de cinema do país, a Academia Internacional de Cinema (AIC), é parceira da Mostra, e vai ministrar duas masterclasses com temas relevantes para a produção audiovisual. São eles: “Direção de Fotografia no Cinema Independente” e “Do Roteiro de Ficção ao Roteiro de Documentário”. Ambas serão realizadas no Sesi Amoreiras.

A programação ainda traz uma palestra da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), além de bate-papos e oficinas práticas, ou mini-cursos, que irão oferecer a possibilidade de aproximar o público das técnicas de produção cinematográfica, incluindo atividades para crianças. Os participantes vão realizar trabalhos coletivos e os resultados serão exibidos no encerramento.

De acordo com os organizadores, as oficinas buscam cobrir áreas diversas do campo da produção audiovisual e, ao mesmo tempo, são uma forma de aproximar o público da técnica, desmistificando os processos de realização e preparando simultaneamente os realizadores para o mercado profissional. “A programação de atividades formativas visa à capacitação e a qualificação do público interessado, e é um dos pilares de grande importância da Mostra”, afirma a diretora do evento, Mariana Atauri Maurer.

A programação completa da 10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas, que irá ocorrer entre os dias 15 e 24 de setembro, será divulgada na quinta-feira, dia 1º de setembro, em uma festa de lançamento no Macunaíma Pizza Bar, em Barão Geraldo, a partir das 18h. Na ocasião, estarão presentes os realizadores de filmes do panorama regional e os interessados em conhecer a grade de programação do evento e os materiais de divulgação. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS:

imagem_release_728829 (640x640)OFICINAS PRÁTICAS

1. Animação de Recortes para Crianças

Com o intuito de transmitir os conhecimentos básicos de animação quadro-a-quadro (stop-motion), os participantes irão aprender a criar a ilusão de movimento utilizando recortes de papel para a realização de pequenas animações com temas afro-brasileiros.

Ministrante: Célia Harumi – Diretora da Primavera Filmes, mestre e doutora na área de “Cinema e Literatura” pelo Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp. Desenvolve desde 2012 o projeto ANIMAFRO.

Local: Centro Cultural Casarão. Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Campinas – Barão Geraldo
Data: 17 de setembro
Horário: das 9h às 12h
24 vagas

2. Oficina Compacta de Produção de Filmes

Discussão e prática da realização de um filme, visando à concepção, organização e a gravação dentro de um contexto limitado de recursos.

Ministrante: Diego Ruiz (Diretor de filmes e montador em produções publicitárias, institucionais e culturais. Diretor de criação e sócio fundador do Lokomotiv Studio) e Felipe Barreto (Coordenador de produção audiovisual e cultural)

Local: Estação Cultura – Sala do Relógio. Entrada pelo estacionamento na rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial – Campinas
Datas e horários: 19 e 21 de setembro (módulos 1 e 2), das 9 às 12h e 13 às 17h
30 vagas

3. Introdução ao Video-Mapping

A oficina passará por todas as etapas práticas para realização de um trabalho simples com video-mapping, desde a captação do vídeo até a projeção em diálogo com a arquitetura do local. O software grátis usado para a projeção mapeada será o VPT 7.

Ministrante:Fernando Gregório – é artista multimídia. Graduou-se em Midialogia na Unicamp. Sua prática está ligada à performance, à dança e às novas mídias.

Local: Oca. Rua Dolor de Oliveira, 28, Cambuí – Campinas
Data: 24 de setembro
Horário: das 10h às 18h
15 vagas

MASTERCLASSES

1. Direção de Fotografia no Cinema Independente: Conhecimento x Tecnologia

Com André Moncaio – coordenador e professor de direção de fotografia da Academia Internacional de Cinema em São Paulo.

Qual o equilíbrio entre tecnologia e conhecimento no processo criativo da fotografia de um filme? A palestra irá apresentar e discutir a relação entre os recursos humanos e tecnológicos na direção de fotografia em filmes de baixo orçamento.

Local: SESI Amoreiras – CAT. Av. Das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas
Data: 16 de setembro
Horário: das14h às 17h
50 vagas

2. Do Roteiro de Ficção ao Roteiro de Documentário: Dramático, Lírico e Épico

Com Roney Freitas – roteirista de animação e documentarista. Autor do projeto Laurita (2009), contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, entre outros.

Análise de gêneros de escrita e processo criativo através de discussão de três filmes de autoria do palestrante e textos teóricos relacionados.

Local: SESI Amoreiras – CAT. Av. Das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas Data: 23 de setembro (sexta-feira)
Horário: das 14h às 17h
50 vagas

PALESTRA

Panorama dos mecanismos de fomento à produção audiovisual disponibilizados pela ANCINE com Ricardo Cardoso da Silva (Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual da Ancine desde 2006). Apresentar o panorama dos mecanismos federais de fomento (direto e indireto) à produção audiovisual disponibilizados e operados pela Ancine e pelo FSA.

Carga horária: 3h
Local: Espaço Cultural Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Unicamp – Campinas
Data: 20 de setembro
Horário: 9h às 12h
50 vagas

BATE-PAPOS (entrada gratuita, não é necessário fazer inscrição para estas atividades)

Bate-papo: o papel da curadoria nos Festivais de Audiovisual

Hoje as principais mídias são influenciadas pela internet. O conceito de cultura participativa cresce com públicos cada vez mais ativos e críticos. Neste sentido qual é o papel dos festivais de audiovisual e de suas curadorias?

Mediador: William Hinestrosa – mestrando em Artes Visuais na Unicamp, coordenador da Associação Cultural Kinoforum (2005 – 2014)

Local: Centro Cultural Casarão. Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Campinas – Barão Geraldo
Data: 17 de setembro
Horário: 14h às 17h

Bate-papo: Mulheres no audiovisual

Após a exibição de filmes dirigidos por mulheres vamos debater a importância do equilíbrio entre os gêneros na produção audiovisual e o espaço ocupado pelas mulheres no cinema.

Mediadora: Amanda Castro – radialista, fotógrafa e analista de mídias sociais / Ponto de Cultura e Memória Ibaô

Local: Ponto de cultura e memória Ibaô. R. Ema, 170, Vila Padre Manoel de Nóbrega – Campinas
Data: 22 de setembro
Horário: 21h às 22h

Bate-papo: Midialivrismo

De que maneira avançaremos enquanto estruturas independentes de comunicação e produção de conhecimento audiovisual. Um bate-papo sobre a necessidade da democratização dos meios de comunicação no Brasil e novas estruturas de circulação.

Mediador: Felipe Garcia – mídialivrista e cineclubista / Coletivo de Mídia Livre Vai Jão, Cineclube Catavento no MIS Campinas e Semana do Audiovisual Campinas e da Mostra Luta!

Participantes: FNDC, Jornalistas livres, SEDA e Coletivo Intervozes

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas – Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas, SP
Data: 24 de setembro
Horário: 15h às 17h

10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas
Data de inscrições para as atividades formativas: de 29 de agosto a 9 de setembro
Inscrições pelo site www.mostracurta.art.br (com exceção para os bate-papos)
Festa de Lançamento da programação (sessões de filme e atividades culturais): 1º de setembro
Local da festa: Macunaíma Café – Rua José Martins, 613, Barão Geraldo. (19) 3291-8208
Horário da festa: a partir das 18h.
Data de realização da Mostra: 15 a 24 de setembro