dce unicampProfessores, alunos e funcionários iniciaram às 5h30 desta terça-feira, 05, uma vigília em frente à Reitoria da Universidade, com o objetivo de se manifestar contra uma eventual ação policial para a retirada de estudantes em greve e que ocupam o prédio. O prédio da Reitoria foi ocupado no último dia 10 de maio.

A vigília foi decidida após reunião do Movimento SOS Universidade Pública e da Comissão de Mobilização de greve da ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), na noite de segunda-feira, 04. O Movimento e a Comissão convocaram a reunião de emergência, no início da noite de ontem, após a Reitoria da Universidade divulgar um comunicado informando que dava por encerrada as negociações com os estudantes e pedia o cumprimento judicial da ação de reintegração de posse proposta.

Segundo a Reitoria, a Justiça foi comunicada “sobre o insucesso das negociações e informou que mantém o interesse no cumprimento da liminar de reintegração de posse”. Veja link.

De acordo com integrantes do Movimento SOS Universidade Pública e da Comissão de Mobilização da ADunicamp, uma ação policial de reintegração de posse colocará em xeque o processo de negociação entre Reitoria e estudantes e representa uma ameaça à autonomia e estabilidade política da universidade.

Abaixo, a integra da nota do Movimento e da Comissão:

NOTA Á COMUNIDADE DA UNICAMP.

CHAMADO À VIGÍLIA

O movimento SOS Universidade Pública e a Comissão de Mobilização da Adunicamp vêm apelar para que o impasse entre a Administração Central da Universidade e o movimento estudantil, que ora ocupa a reitoria, seja solucionado de maneira civilizada e pacífica, respeitando o diálogo que deve sempre pautar nossas relações acadêmicas. Conclamamos ambas as partes para que não haja retrocesso nos pontos já negociados. Somando-nos ao manifesto lançado pelo IEL na data de hoje, conclamamos todos os membros da comunidade universitária, comprometidos com a democracia, que compareçam à vigília em frente à reitoria nessa terça-feira, dia 05 de Julho de 2016, a partir das 05h30.