4378143714_8400403c99_z
Modelo de estacionamento  com micro usina fotovoltaica

Um levantamento feito pela empresa de energia CPFL mostrou que a região de Campinas já conta com 104 micro ou mini usinas de energia renovável, principalmente fotovoltaica (energia elétrica a partir de placas solares) em empresas ou residências.

Todos esses produtores de energia estão aptos a fornecer o excedente de energia para a rede de distribuição, ampliando a oferta de energia na região. O levantamento foi feito há três meses. Em Campinas são 52 mini ou micro usinas.

No final do ano passado, o então governo Dilma Rousseff lancou um programa de incentivo para a instalação de micro e mini usinas renováveis.

A micro e mini geração distribuída foi regulamentada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em abril de 2012 para vigência, a partir de dezembro de 2012, por meio da Resolução Normativa nº 482/2012, e, desde agosto de 2013, o excedente da energia gerada pela instalação pode ser disponibilizada no Sistema Interligado Nacional (SIN), ou seja, além de gerarem energia para suas próprias casas ou estabelecimentos comerciais, estes clientes passam a ser fornecedores de energia para o sistema.

O agricultor familiar também recebeu recentemente uma linha de crédito para financiar produção de energia solar e eólica pelo Pronaf

Os micro geradores são aqueles com potência instalada menor ou igual a 100 quilowatts (kW), e os mini geradores, aqueles cujas centrais geradoras possuem de 101 kW a 1 megawatt (MW). As fontes de geração precisam ser renováveis ou com elevada eficiência energética, isto é, com base em energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada.

A CPFL instala medidores regulamentados de acordo com as regras da referida resolução da Aneel e os aparelhos estão à disposição dos consumidores que fizerem a instalação desses sistemas de geração. A CPFL também exige a instalação de um inversor de frequência, aparelho que torna a energia gerada no painel fotovoltaico compatível com a rede elétrica e, segundo a empresa, aumenta a segurança. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo tabela com número de ligações

Cidade Número de ligações Distribuidora Tipo de geração
Águas de São Pedro 1 CPFL Paulista  Energia solar
Americana 3 CPFL Paulista  Energia solar
Amparo 1 CPFL Paulista Energia solar
Campinas 52 CPFL Paulista Energia solar
Indaiatuba 15 CPFL Piratininga Energia solar
Itatiba 4 CPFL Paulista Energia eólica e solar
Nova Odessa 1 CPFL Paulista  Energia solar
Paulínia 4 CPFL Paulista  Energia solar
Piracicaba 10 CPFL Paulista Energia solar
Sumaré 2 CPFL Paulista Energia solar
Valinhos 6 CPFL Paulista Energia solar
Vinhedo 5 CPFL Piratininga Energia solar