museu da cidade minha campinasA Rede Minha Campinas lançou uma campanha na internet para obter assinaturas para que o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), libere recursos para a reforma do prédio da antiga fábrica Lidgerwood, uma das primeiras fábricas de Campinas.

O prédio está em péssimas condições e não consegue sequer abrigar o seu próprio acervo, composto por 600 mil peças. De acordo com os organizadores da campanha, o prédio está com goteiras, problemas na rede elétrica, em portas e nas paredes, o não permite um funcionamento decente do Museu.

O prédio onde está o Museu da Cidade é patrimônio histórico e foi tombado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do patrimônio Cultural de Campinas) em 1990. Dois anos depois, ele se tornou museu para preservar a história da cidade.

A proprietária é a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), uma empresa mista e, portanto, parte do Estado de São Paulo. Após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciar que iria vender o prédio, houve uma mobilização em Campinas contra a proposta.

O governo recuou e anunciou que o Estado de SP doaria o prédio para a cidade de Campinas, depois de muita pressão dos ativistas culturais e de defensores da história da cidade. Alckmin disse que vai encaminhar, após o período eleitoral, um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de São Paulo para doar o imóvel para Campinas

Agora falta apenas a prefeitura de Campinas se comprometer com a reforma no prédio. No fim de julho, haverá uma reunião com o Prefeito, quando os organizadores da campanha pretendem entregar as assinaturas mostrando a preocupação da população. Se quiser assinar, basta ir no site da Rede Minha Campinas, campanha O Museu é Nosso.

A Rede Minha Campinas, que é uma organização não governamental, tem em sua página outras mobilizações .