O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região, com a participação de cerca de 5000 pessoas. É uma festa julina de culturas afro-brasileiras, anual, com duração de 18h, que ocorre sempre no segundo sábado do mês de Julho. Este ano será no dia 9 de Julho, sábado, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, que também abriga o primeiro Centro de Referência Jongueiros do Sudeste – Comunidade Jongo Dito Ribeiro, do estado de São Paulo.

A festa inicia tradicionalmente com o terço a São Benedito e depois segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo, entre outros estados, do segmento afro. Tem jongo, samba, maracatu, rap e outras manifestações culturais afro-brasileiras, além da disposição de barracas de comidas típicas da culinária afro, pratos juninos, vestuários e artesanato.

Em 2009 o Arraial foi inserido no calendário oficial do Estado de São Paulo, dada a importância e referência do evento e a divulgação que promove da cultura afro em sua diversidade. Em 2014 o Arraial foi inserido também no calendário oficial do município de Campinas alcançando o reconhecimento local e fortalecimento da Comunidade Jongueira que é um dos únicos Patrimônios Culturais imaterial reconhecido na cidade.

A Festa acontece na sede da comunidade, a Casa de Cultura Fazenda Roseira, sede da comunidade jongueira instalada em uma antiga fazenda, na periferia de Campinas/SP. A entrada é 1kg de alimento não-perecível ou o valor de R$ 10,00 reais. Os alimentos serão doados para o banco de alimentos da prefeitura municipal de Campinas.

Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizada pela própria Comunidade, unindo gerações, amigos, parceiros e familiares no maior evento realizado pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Mais informações pelo SITE da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação Completa

12h Terço à São Benedito
13h Urucungus Puítas e Quijengues
15h Jongo de Embú das Artes
16h30 Aureluce Santos
18h Jongo de Pinheral
19h30 Aláfia
21h Jongo de Tamandaré
22h30 Bamda Choque Vermelho
00h Comunidade Jongo Dito Ribeiro
01h30 Fuluke e a Máfia Africana
03h Baque de Santa
04h Marília Corrêa
05h Bateria Alcalina

No Porão, DJ Barata recebe:

22h DJ BARATA
23H DJ SAMUCA E DJ BRECHÓ
00H DJ JP
01H DJ TAYANARA
02H DJ BARATA
03H DJ CHAKAL
04H DJ TAYNARA E DJ JP
05H DJ BARATA

Canja e Canelinha GRÁTIS:
22h às 23h30
03h às 04h30