No monólogo, a atriz Juliana Galdino interpreta um macaco que conta para acadêmicos como se tornou humano e, em tom irônico, desperta questionamentos sobre adestramento, aculturação e até mesmo colonialismo.
Pela primeira vez, a peça será acompanhada por uma soprano e um violinista que apresentarão trechos no desenrolar da história da obra “Kafka-Fragmente”- a partir de aforismos do próprio Kafka – do compositor contemporâneo húngaro György Kurtág. A interpretação fica a cargo do violinista Emmanuele Baldini e da soprano Manuela Freua. O resultado desse espetáculo inédito terá a direção cênica de Roberto Alvim.
Sob curadoria do compositor e professor Leonardo Martinelli, a série conta com oito concertos ao longo de 2016, sempre na Sala do Conservatório (Praça das Artes). A programação reflete a rica diversidade do repertório da atualidade, em suas diferentes facetas, estilos e formações instrumentais.
Sala do Conservatório – Praça das Artes
Música Contemporânea no Conservatório “Kafka+Kurtág”
Juliana Galdino atriz
Caio Rocha ator
Manuela Freua soprano
Emmanuelo Baldini violino
Roberto Alvim direção cênica
Steffi Braucks operação de luz
Programa
Parte musical: György Kurtág (1926) – Kafka-Fragmente, Op. 24, para soprano e violino (a partir de aforismos reunidos de Franz Kafka).
Parte dramática: Franz Kafka (1883-1924) – Comunicação a uma academia, a partir da tradução e adaptação teatral de Roberto Alvim.
Programação sujeita a alterações.
Ingressos: R$ 25 (com meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes).