"Formas que o acaso e o vento dão às núvens" - Cia Artesãos do Corpo (São Paulo - SP) - 7º Festival Visões Urbanas
“Formas que o acaso e o vento dão às núvens” – Cia Artesãos do Corpo (São Paulo – SP) – 7º Festival Visões Urbanas

“Formas Que o Acaso e o Vento Dão às Nuvens”, espetáculo de dança inspirado no livro “As Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino, será apresentado na próxima sexta-feira, 8, às 19h, na Área de Convivência do Sesc Campinas.

Com a Cia. Artesãos do Corpo, no espetáculo, dirigido por Mirtes Calheiros, o corpo estabelece um contato direto com a arquitetura da cidade, levando poesia e destacando pequenos detalhes que ao olhar viciado pela pressa e pela velocidade da rua não permite enxergar. Pode ser São Paulo, Irã, ou Japão. Não importa. Apenas as pessoas conferem existência e sentido às cidades. Como diz Calvino, falamos de uma cidade querendo nos referir a outra.

“Formas que o Acaso e o Vento dão às Nuvens”, espetáculo de dança para a rua, livremente inspirado no livro de Ítalo Calvino “As Cidades Invisíveis”, dá continuidade à pesquisa de dança em paisagens urbanas realizada pela Cia. Artesãos do Corpo Dança-Teatro desde 1999.

Calvino intitula as cidades visitadas pelo personagem Marco Polo como: as cidades e a memória, as cidades contínuas, as cidades e os mortos. As perguntas que a cidade fez a cada um dos intérpretes são respondidas através do movimento e da dança e a partir dessas composições chegamos a outros títulos como: as cidades e o vento, as cidades e o chão, as cidades e a violência…

Movimentos sutis, quase a não ação, corpos improváveis, a dança dialogando com a arquitetura e os processos de influência e alteração que a presença da dança na rua traz para o corpo de cada bailarino e para o meio urbano, deixa a porta aberta ao improviso e ao acaso.

No sábado, 9, às 15h, a Cia. Artesãos do Corpo traz em “Senhor Calvino” um pouco do universo poético-urbano do escritor Ítalo Calvino, Marcovaldo e Palomar, cujos personagens se detêm nos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades. A direção também é de Mirtes Calheiros.

As duas apresentações são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)