bluesbrothers
Cena de “Blues Brothers”

No próximo dia 17 de julho, das 15h às 22h, Campinas recebe a primeira edição do Festival CMG – Cinema, Música e Gastronomia, que ocorre na Praça das Bandeiras, na Lagoa do Taquaral. O Festival CMG é um evento multicultural itinerante e gratuito que tem como fio condutor apresentações open air de filmes e bandas tocando suas trilhas sonoras ao vivo, além de workshop de cinema e gastronomia, disponibilizados por parcerias com Food Trucks.

Num caminhão-palco com 14 metros de comprimento, adaptado para receber projeções de cinema e se transformar em um palco para shows, será exibido o filme “Os Irmãos Cara de Pau – The Blues Brothers” (John Landis, 1980). A produção, um clássico do cinema contemporâneo, conta a história de dois irmãos que, depois de sair da cadeia, voltam ao orfanato onde foram criados e descobrem que o lugar será fechado. Para ajudar, eles decidem criar a banda “The Blues Brothers” com a ideia de realizar um grande show para arrecadar o dinheiro.

Antes da projeção, o caminhão será o palco para o show da banda paulistana Ted Marengos que, além de tocar músicas que compõem a trilha sonora do filme, promete levar ao palco do festival um repertório animado, com músicas conhecidas pelo grande público e repertório original.

Entre músicas que compõem a trilha sonora do filme “Os Irmãos Cara de Pau”, estão sucessos como “Shake a tailfeather”, de Ray Charles; “Think”, de Aretha Franklin, e “Sweet Home Chicago”, de Robert Johnson.

O Festival CMG se encerra na cidade com apresentação da dupla  Vintessete, formada por Astronauta Mecânico e Márcio Vermelho. Eles exibem a obra “Deja Vu”, apresentada em 2015 na Bienal de Havana, em Cuba.

Além do show e da exibição de filme, o Festival CMG, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, em Campinas, também vai proporcionar, gratuitamente e para 40 pessoas, um workshop intensivo sobre linguagem cinematográfica com direito a certificação. Conduzida pelos mestres e doutores da Universidade de São Paulo Mariella Augusta, Maurício Taveira e Flávio Villar Fernandes, a atividade é dividida em três aulas com duas horas de duração. O workshop, cujas inscrições já foram encerradas, será realizado no dia 15 de julho, no MIS Campinas.

Durante a atividade, serão abordados diferentes tipos de narrativas exploradas no cinema e serão feitas análises dos elementos que compõem a linguagem de um filme, buscando compreender melhor a importância da trilha sonora em uma obra audiovisual.

O Festival CMG é patrocinado pela Comgás, realizado pelo Ministério da Cultura e pela Berlin Produções e tem apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

FESTIVAL CMG – CAMPINAS
Local: Praça das Bandeiras, Lagoa do Taquaral
Data: 17 de julho, domingo.

Horários
Às 16h – Banda Ted Marengos
Às 18h – Exibição de curtas produzidos na Região de Campinas
Às 19h – filme: Os Irmãos Cara de Pau (Richard Linklater, 2003)
Às 21h – Encerramento com o duo Vintessete, exibindo a obra “Déjà Vu”

Sinopse do filme:
Depois de sair da cadeia, os irmãos Jake e Elwood voltam juntos ao orfanato onde foram criados. Ao chegarem lá descobrem que o local será fechado por falta de pagamento dos impostos. Diante de tal situação os dois decidem ajudar mas, a freira responsável pelo lugar não aceita dinheiro ganho desonestamente. Então para resolver o problema, os irmãos decidem novamente montar sua banda “The Blues Brothers” com a idéia de realizar um grande show para arrecadar o dinheiro.

Trilha sonora: Ray Charles – “Shake atailfeather”; Aretha Franklin – “Think”; Robert Johnson – “Sweet Home Chicago”, entre outras.