Sala_SP (640x359)No dia 18 de junho, sábado, às 14h45, na Sala São Paulo, os solistas da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) apresentam um programa diversificado que traz Sonatina para Violino e Piano em Ré maior, D 384, de Franz Schubert, Improviso nº 7, de Heitor Villa-Lobos, Pampeana nº 1, Op.16, de Alberto Ginastera, Sonata Fantasia nº 1 – Deséspérance, de Heitor Villa-Lobos e Danças Romenas [arranjo de Zoltán Székely], de Béla Bartók.

Como solistas, o concerto terá Barbara Galante, no violino, e Dana Radu, no piano.

Bartók foi um dos pioneiros na pesquisa e na coleta sistemática de melodias populares, e por isso é considerado um dos primeiros etnomusicólogos. Esse material teve importância vital na sua linguagem musical e foi a maneira utilizada pelo compositor para se libertar da tradição tonal-romântica.

As Danças Romenas nasceram como uma coleção de peças para piano na década de 1910. São obras curtas e leves, mas de grande qualidade musical. A versão original, para piano, é ainda hoje a mais conhecida. Mas o próprio Bartók arranjou as Danças para orquestra e a popularidade da peça também motivou arranjos para diversas outras formações, como violino e piano, ou ainda sopros e cordas.

As mais de 150 peças para piano que compõem os seis volumes de Mikrokosmos foram escritas entre 1926 e 1939. Concebido como repertório didático para atender alunos iniciantes e avançados, o ciclo aproveita tanto elementos de tradições folclóricas quanto harmonias e ritmos empregados na música mais avançada de seu tempo.(Camila Frésca)

Mais informações sobre a programação da Sala São Paulo pelo SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)