Corte Seco_Gabriel Miziara como Rodrigo (640x427)O longa-metragem Corte Seco, dirigido pelo cineasta e escritor Renato Tapajós, é a atração do primeiro dia do Festival Cena Cine Campinas que começa na próxima terça-feira (05), no Teatro Castro Mendes, às 19h.

Corte Seco, a primeira ficção de Tapajós, tem a tortura como tema central e foi finalizada em 2014, às vésperas dos 50 anos do golpe militar, com produção inteiramente realizada em Campinas e elenco local, incluindo atores dos grupos teatrais Boa Companhia e Lume. Já exibido em festivais, é a primeira vez que o longa será apresentado em Campinas, inclusive com a presença do diretor para uma conversa aberta com o público. Tapajós dirigiu 30 filmes de curta, média e longa metragens e mais de 200 vídeos, tendo sido premiado em festivais internacionais, como Leipzig, Oberhausen e Havana, e nacionais, como Jornadas de Cinema e Vídeo de Salvador.

O longa Corte Seco mostra uma semana na vida de cinco militantes da esquerda armada, na luta contra a ditadura militar, presos pela Operação Bandeirantes (OBAN), união das Forças Armadas e da polícia militar criada para enfrentar a militância armada. Tudo começa em 31 de agosto de 1969, quando os militantes passam a viver uma semana de tortura e terror – a maior parte dos 90 minutos do filme acontece em salas de tortura e celas de prisioneiros políticos que passam por sessões de espancamentos, choques elétricos e pau de arara. A opção de Tapajós por mostrar cenas de violência de forma crua e explícita tem o propósito de não glorificar ou “espetacularizar” a tortura o que, segundo ele, é um recurso usado com frequência pelo cinema e muitas vezes acaba dando razão ao torturador.

“As novas gerações receberam essa visão pasteurizada da tortura. O que me proponho num filme como “Corte Seco” é a de recuperar para o espectador o verdadeiro sentido da palavra “tortura”, com tudo o que ela representa de dor, de humilhação, de mergulho além dos limites do humano. Mostrar que a tortura é, talvez, a única prática inteiramente inadmissível em qualquer sociedade que se pretenda minimamente civilizada”, diz o diretor.

Corte seco é inspirado na vida de Tapajós, que vivenciou a semana retratada no filme, trazendo para a tela sua experiência com poucas adaptações. Ele é vivido pelo ator Gabriel Miziara, na pele do personagem Rodrigo, e o elenco conta ainda com os atores Alexandre Caetano (Aldo), Daves Otani (Pablo), Gustavo Valezi (Jorge), Eduardo Ozório (Capitão Guimarães), Ivens Cacilhas (Guimarães 4), Dirceu de Carvalho (Guimarães 3), Ton Crivelaro (Guimarães 2), Moacir Ferraz (Careca) e Darko Magalhães (Cabo). A opção por um elenco campineiro se deve ao reconhecimento do diretor da importância da cidade como um importante polo teatral.

Parceiro da produtora Laboratório Cisco, localizada em Barão Gerado, Campinas, Tapajós é paraense radicado em São Paulo e autor de filmes como Linha de Montagem, que mostra o período das greves sindicais em 1970 e o surgimento do então líder sindical Luis Inácio Lula da Silva. Um dos principais documentaristas ligados ao sindicalismo operário dos anos 1970, iniciou sua carreira como jornalista e, já em São Paulo, começou a trabalhar com cinema até se envolver na luta armada. Seu primeiro romance, “Em Câmara Lenta”, nasceu em 1973, enquanto estava preso. Nele, Tapajós faz um balanço sobre a experiência da guerrilha, ao mesmo tempo em que denuncia o emprego brutal da tortura. Atuando entre a literatura e o cinema, seu primeiro longa ficcional Corte Seco foi viabilizado pela Ancine, com patrocínio da Petrobras, e exibido no Festival de Cinema Latinoamericano de São Paulo, (2014) e no Cine Direitos Humanos – Ciclo Memória, Verdade e Justiça – Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca (2014).

O Festival Cena Cine é uma Mostra de cinema independente itinerante e gratuita cujo objetivo é dar voz ao cinema independente. O Cena Cine Campinas acontece entre os dias 05 e 07 de julho no Teatro Castro Mendes. Curtas, médias e longas serão exibidos para dar visibilidade aos produtores locais. O Cena Cine proporciona o encontro dos profissionais de audiovisual e apreciadores, com exposições de arte e debates com diretores e produtores das produções cinematográficas. A coordenadora e idealizadora do Festival é Camila Guinatti.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

FICHA TÉCNICA

Corte Seco (2014)
DIREÇÃO E ROTEIRO: Renato Tapajós
DIRETORA ASSISTENTE: Marema Valadão
PRODUÇÃO EXECUTIVA FILMAGEM: Sérgio Kieling
PRODUÇÃO EXECUTIVA FINALIZAÇÃO: Hidalgo Romero
PREPARAÇÃO DE ATORES: Marcelo Lazzarato
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Julio Matos
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Rodolfo Figueiredo
SOM DIRETO: Paulo Seabra e Pedro Sá Earp
DIREÇÃO DE ARTE: Juliana Pfeifer
PRODUÇÃO DE ARTE / CENOGRAFIA: Carolina Bassi
FIGURINO: Edison Staffocker e Fernanda Canabarra
MAQUIAGEM: Donna Meirelles e Simone Souza
MONTAGEM: Pedro Pinho e Renato Tapajós
COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO: Julio Matos
DESENHO DE SOM E MIXAGEM: Edson Secco
MÚSICA ORIGINAL: Marcelo Onofri
PRODUÇÃO DE FINALIZAÇÃO: Rebeca de Paula
PROGRAMAÇÃO VISUAL / ARTE GRÁFICA: Arthur Amaral