fotoNo próximo dia 18 de maio (quarta-feira), às 19h, os solistas da Sinfônica da Unicamp (OSU) se apresentam na Capela da Santa Casa, em Campinas.

O concerto, sob a regência de Artur Huf, que também atua como solista em três obras, integra o projeto Identidade, Música e Arquitetura, realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil. O mesmo programa acontece no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Unicamp), no dia 19 (quinta-feira).

O repertório reúne o Quinteto de Câmara da OSU formado pelos solistas Ivenise Nitchepurenko e Everton Amorim (violinos), José Eduardo D´Almeida (viola), Lara Z. Monteiro (violoncelo) e Walter Valentini (contrabaixo). A regente titular da OSU, Cinthia Alireti, também integra o grupo como cravista.

O repertório traz ainda algumas particularidades. Segundo Artur Huf, apesar da grande importância dos concertos BWV 1041 e BWV no repertório violinístico, sua popularidade é relativamente recente. “Somente por volta de 1850, 100 anos após a morte de J. S. Bach, é que aparecem as primeiras versões impressas. Ele próprio era um excelente instrumentista e este conhecimento prático é perceptível em cada uma de suas notas na partitura. Não há razões para supor que eles tenham sido escritos como um par. Entretanto, de certa maneira, eles se complementam magnificamente um ao outro”.

Quanto ao concerto BWV 1056R, trata-se de uma obra “muito conhecida pela sua versão para cravo em fá menor. Na sua forma original, ele pode estar entre os primeiros concertos escritos por Bach no seu período em Köthen (1717-1723). Bach utilizou seu charmoso segundo movimento como uma introdução na sua Cantata nº 156”, destaca o músico.
Para ambos os concertos, a entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programa
J. S. Bach – Concerto em Lá menor para violino, cordas e baixo contínuo (BWV 1041)
J. S. Bach – Concerto em Mi maior para violino, cordas e baixo contínuo (BWV 1042)
J. S. Bach – Concerto em Sol menor para violino, cordas e baixo contínuo (BWV 1056R)

Solistas da Sinfônica da Unicamp
Quando e onde:
18 de maio (quarta), 19h, na Capela da Santa Casa – Rua Benjamin Constant, 1657 – Centro, Campinas/SP
19 de maio (quinta), 19h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Unicamp)
Entrada gratuita