hackhatonEstudantes, que tem como hobby ou atividade a programação em computação, também conhecidos como hackers, organizaram uma maratona de programação com o intuito de discutir novas ideias e desenvolver projetos para dar visibilidade ao orçamento da Unicamp com base na lei de acesso à informação.

Os estudantes ficam de hoje, 20, das 23h até às 23h de amanhã, 21, concentrados no projeto. São 24 horas de maratona. Qualquer apaixonado por computação pode participar. ‘Quanto à infra-estrutura, já providenciamos sua conexão, o espaço conta com chuveiros e café comunitário”, garante os organizadores. O Hackathon será no Instituto de Computação 3, na Unicamp.
Segundo os organizadores, a maratona tem como finalidade reunir cabeças e bons corações para desenhar e desenvolver ferramentas de software livre que sirvam de meio ou plataforma para melhor gestão pública nas mais diferentes esferas. ‘Vale ressaltar que se trata de um evento espontâneo e orgânico por parte da vontade de estudantes de compreender o funcionamento da universidade com base em dados e informações. É um movimento para promover hacktivismo no ambiente universitário, prevalecendo as liberdades de expressão política e de informação ética. A organização não tem qualquer vínculo institucional’, lembram.

Para participar há alguns regulamentos. Veja:

Política anti-assédio
A organização está comprometida a proporcionar uma experiência segura e agradável para a ampla participação: independente de gênero, necessidades especiais, orientação sexual, aparência física, etnicidade, religião e condição sócio-econômica.

Política de privacidade
Não fotografe ou filme xs participantes sem o seu consentimento!
Voluntárixs da Hackathon farão fotos das atividades para a divulgação e documentação do evento.

Política de código livre
Por recomendação, todo código-fonte deve ser livre e aberto.

Foi criada uma organização no GitHub. Caso queira criar o seu repositório, basta pedir permissão para um dos organizadores. (https://github.com/transparenciaunicamp)
Desejamos que todxs tenham um excelente e esclarecedor evento, valorizando nossas diferenças, que não devem de forma alguma nos dividir!