Dinheiro do SUS paga ‘bolsa grande empresário’ que consome 50% dos impostos

Como entraves aos investimentos no SUS, do qual 75% da população brasileira são dependentes, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) voltou a condenar a concentração de riqueza no país. Para o diretor Paulo Sávio de Goés, o governo deve equilibrar gastos, cortando o que chamou de “bolsa empresário”, o pagamento da dívida, por consumir 50% dos impostos.

Góes criticou o uso da arrecadação para pagar a dívida interna, que aumenta com os reajustes de juros, “sob o pretexto de controle da inflação”; além da isenção fiscal a grupos econômicos. Para ele, esse mecanismo acaba transferindo dinheiro público para “grupos econômicos minoritários que controlam a riqueza nacional”. Ou seja, a ‘bolsa empresário’ é na verdade uma bolsa para poucos empresários. A grande maioria dos empresários paga o pato junto com a população.

O diretor da Abrasco também criticou o plano do presidente interino Michel Temer, Ponte para o Futuro, por não reverter essa lógica. “Para nós, mudar o SUS é inadmissível. Portanto, não há saúde sem justiça social e sem democracia, não há SUS sem democracia, não há promoção à saúde sem democracia.”

Góes falou durante a Conferência de Promoção à Saúde ocorre até quinta-feira (26), com cerca de 2 mil pessoas, entre pesquisadores, profissionais, gestores e usuários de sistemas de saúde de diversos países.

Procurado por telefone, o Ministério da Saúde, que não enviou representantes ao evento, não comentou as críticas às declarações do ministro interino de redimensionar o SUS. (Agência Brasil com edição Carta Campinas)

Recent Posts

Cali estreia a turnê ‘Trama’ com show em Campinas que combina música e dança

(foto luiza meneghetti - divulgação) Depois de ganhar repercussão nas plataformas digitais e nas redes…

18 hours ago

Curta Cenas Sumaré tem inscrições gratuitas até dia 14 de outubro

(imagem divulgação) As inscrições gratuitas do 14º Curta Cenas – Festival de Peças Curtas de…

19 hours ago

Grupo Gabinete Nelson apresenta Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo

(imagem divulgação - wiki) O Grupo Gabinete Nelson apresenta nos dias 26 e 27 de…

20 hours ago

‘Nour – Ou o Nome Sobre a Pedra’ leva ao palco uma jornada por cicatrizes e segredos de família

(foto danilo zavarezi - divulgação) O espetáculo "Nour - Ou o Nome Sobre a Pedra",…

22 hours ago

Estudantes de escolas públicas alertam para violência contra a mulher em curta-metragem

(fotos ricardo lima - divulgação) Cerca de 30 adolescentes de escolas públicas de Campinas com…

23 hours ago

André Mendonça e Fux usam tática da extrema direita em julgamento no STF

(imagem reprodução video) Os ministros do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e Luiz Fux, do…

1 day ago