Por Verônica Lazzeroni

veronica idioma 2
Julia Gomes

Para quem valoriza o aprendizado de um novo idioma, participar de programas de intercâmbio pode ser uma boa estratégia. Além de ajudar no aperfeiçoamento da língua estrangeira que está estudando, também pode oferecer independência e contato com pessoas e culturas diferentes. Isso o que pensa a jovem Giovana Xavier, 22, que concentra seus esforços no aprendizado da língua inglesa, desde muito pequena. Para ela, o inglês é um idioma de valor para constar no currículo, percebendo, igualmente, a importância como língua para a comunicação mundial.

Para aperfeiçoar o idioma, Giovana entende que o intercâmbio é o melhor modo de conviver diariamente com o inglês. Por esse motivo, ela tem planos de fazer intercâmbio como Au Pair, para os Estados Unidos. “Decidi investir nesse programa, pois é para cuidar de crianças, que é algo que gosto muito e tem a ver com minha profissão, psicóloga; também é um intercâmbio em conta”, diz.

Giovana Xavier acredita que o custo da experiência vale a pena. Afinal, uma viagem de intercâmbio não apenas traz o aperfeiçoamento da língua, mas novos aprendizados e lazer para o estudante, aliando o real objetivo do programa- aprender ou praticar o idioma- com ensinamentos para a vida. “Creio que a experiência de vida é sempre mais importante, pois é uma coisa que fica na sua memória para o resto de sua vida”, conta.

Se a experiência e vivência são os pontos principais, que fizeram com que programas de intercâmbio se tornassem especiais e únicos na vida de quem participa, assim também foi para Julia Gomes, 21, que participou de um intercâmbio, recentemente, no Canadá, com duração de 4 semanas. “Eu amei essa viagem, em simplesmente todos os sentidos se pode imaginar”, diz.

Julia, que é estudante de Gestão do Comércio Internacional, passou a enxergar o idioma como aliado profissional, sendo indispensável e importante o aprendizado. “Decidi começar a focar no inglês, que é a língua mais popular e genérica para poder se comunicar”, conta.

veronica idioma
Bruna Ionue

Ela praticou o idioma em uma escola de línguas, mas percebia que o ensino começava a se tornar entediante. Conseguiu adquirir conhecimento com vocabulário e gramática, mas sentia falta de uma das partes mais necessárias para um falante de língua estrangeira: a conversação. “Fiz dois anos de curso de inglês, mas, depois de um tempo, se tornam não muito estimuladores. Queria focar na comunicação”, diz. Para isso, Julia não apenas investiu tempo com aulas de conversação, como apostou que a experiência de um intercâmbio seria fundamental para aperfeiçoar a língua inglesa. “São coisas complementares, além de você aperfeiçoar seu idioma- sendo impossível dentro do seu próprio país- você leva com você toda uma bagagem cultural, que apenas com uma experiência dessa você conseguiria”, revela.

Mas não é só o inglês que pode funcionar como experiência fundamental no aperfeiçoamento da língua e de vivências de momentos incríveis. Para Bruna Ionue, 21, terá uma experiência com a língua coreana. Ela que já cursou mandarim e agora estuda inglês, japonês e coreano, sempre teve interesse grande em aprender novos idiomas, não pensando, apenas, nos benefícios profissionais, mas também como forma de sanar suas curiosidades. “A cultura asiática em geral me interessa e me fascina, primeiramente eu comecei a aprender japonês devido à minha ascendência e ao meu interesse pela cultura japonesa, assim como o interesse pelos mangás e animes”, diz.

Bruna estuda coreano desde 2013, mas antes de frequentar um curso do idioma, na sua universidade, encontrava dificuldades para obter materiais para estudo, disponíveis e de qualidade, na internet. Entretanto, essa dificuldade não impediu com que Bruna avançasse nos estudos. Hoje, após participar de um processo seletivo, ela viajará para a Coreia do Sul, como aluna de um curso de férias em uma universidade sul coreana. Bruna percebe que essa experiência ajudará muito no aperfeiçoamento da língua, enxergando, também, uma possibilidade de aliar teoria e prática.

“Mesmo que nas aulas de língua existam os exercícios de conversação, acredito que só quando você vai pra fora é que você realmente vai aprender a se comunicar em um outro idioma”, conta.
Bruna, que se interessa também pela cultura coreana, visualiza na opção de realizar intercâmbio, uma maneira de atender satisfação pessoal e chances de ter um diferencial no currículo. “Eu acredito que estudar coreano pode ser um diferencial na minha formação profissional, bem como abrir portas para campos de atuação pouco explorados, além de ganhar experiência de vida com esse programa de férias que participarei”, diz.

E é com a importância que o curso de férias oferece para sua formação profissional, que Bruna pretende também experimentar novas oportunidades de crescimento pessoal e realização de sonhos. “Eu costumo dizer que aprender um idioma não é só aprender a falar uma nova língua, mas é abrir as portas de um outro universo e também conquistar um pedacinho do mundo”, diz.