ticosantacruzO músico Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, participou esta semana de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Sumaré sobre a ocupação da Vila Soma.

Ele também participou de um ato em solidariedade às famílias. Para ele, os artistas não têm a função apenas de entreter, mas também de levar à população temas importantes.

“Imagine se todos os artistas famosos que vocês conhecem da televisão, escutam no rádio, resolvessem de alguma maneira colaborar de forma coletiva com os interesses do país. Esse país mudaria”, afirmou durante audiência. Ele também criticou a tragédia provocada no bairro Pinheirinho, em São José dos Campos, quando a polícia do governo Geraldo Alckmin desalojou um bairro inteiro. Veja vídeo abaixo com a falta completa de Tico Santa Cruz em Sumaré.

A Ocupação Vila Soma é uma ocupação em Sumaré/SP, que abriga mais de 2,5 mil famílias. Atualmente a ocupação é está ameaçada por uma ordem de reintegração de posse do terreno, bloqueada pelo Supremo Tribunal Federal. Se executada, pode tirar a moradia de mais de 10 mil pessoas, num processo similar ao que ocorreu no Pinheirinho/São José dos Campos, em 20 de janeiro de 2012.

A ocupação consegue se manter como uma comunidade praticamente autossustentável.  Os próprios moradores mantêm  o funcionando a engrenagem local com diversos comércios, creches, guarita e uma coordenação que administra a Associação de Moradores e monitora todas as notícias e informações que são saem a respeito da ocupação.

Fora toda a situação jurídica e política em que a ocupação se encontra no momento, a comunidade, mesmo sem o apoio do poder público ou de qualquer órgão do Estado, começa a oferecer cultura, educação e, na medida do possível, segurança aos moradores. (Carta Campinas)

Veja mais:
A ocupação Vila Soma, em Sumaré, tenta resistir de forma autossustentável
Ocupação Vila Soma em Sumaré aguarda parecer favorável da Prefeitura
Reintegração de posse na Vila Soma viola direitos fundamentais, diz STF