povo não e boboUm revés na tentativa de golpe parlamentar arquitetada pelo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha e pelo próprio vice-presidente, Michel Temer, ambos do PMDB, será a maior vitória da democracia brasileira das últimas décadas.

Se você tem dúvida, veja abaixo alguns dos motivos que fazem a derrota de Cunha e Temer ser a maior vitória da democracia brasileira.

  1. O golpe teve intenso apoio da grande mídia brasileira, de forma desavergonhada. Durante mais de um ano houve uma cobertura intensa e partidarizada da operação Lava Jato. Imagina vencer isso.
  2. O golpe foi financiado pelo próprio governo Dilma Rousseff com anúncios publicitários milionários em empresas jornalísticas com cobertura política deturpada, manipulada e partidarizada.
  3. O golpe foi insuflado por setores da Justiça a partir de investigações partidarizadas.
  4. O golpe foi articulado pela oposição ao governo, (PDSB, PPS e Solidariedade) desde o início do atual mandato presidencial, sem um único dia de trégua. E não a partir de um fato concreto que viesse a ocorrer durante o mandato.
  5. O golpe é uma tentativa dos derrotados tomarem o poder, invalidando as últimas eleições.
  6. O golpe não tem fundamentação jurídica, mas recebeu o apoio dos juristas conservadores.
  7. O golpe é sobre um governo frágil, impopular e que vacilou em enxergar o golpe durante mais de um ano.
  8. O golpe tem o apoio de organizações empresariais como a Fiesp, cujo presidente é do mesmo partido de Temer e Cunha.
  9. O golpe tem o apoio de setores do judiciário, da Polícia Federal e do Ministério Público insatisfeitos com o governo.
  10. O golpe tem forte apoio de setores da classe média sem compromissos democráticos e defensores de privilégios.
  11. O golpe é sobre uma presidente mulher legitimamente eleita.
  12. O golpe vai colocar os maiores acusados de corrupção do Brasil no comando do Estado brasileiro. (Só isso já seria a maior vitória da democracia).
  13. O golpe não pode se realizar ao substituir o processo eleitoral do Estado por pesquisa de opinião de institutos privados.

Se a democracia brasileira vencer tudo isso, esse será o seu maior feito.