Unicamp poderá ter comissão de combate ao ódio e preconceito racial

Em reunião com o coordenador geral e vice-reitor da Unicamp, Álvaro Penteado Crósta, funcionários, alunos e pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal, vereador Carlão do PT, solicitaram a criação de uma Comissão de Combate ao Racismo para acompanhamento de denúncias de preconceito racial na universidade. A criação da comissão foi apontada como necessária diante de constantes ocorrências de racismos e discursos de ódio. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 16.

Na semana passada, o IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) foi palco de pichações com a frase “White Power” (Força Branca), acompanhada de símbolo da seita Ku Klux Kan (KKK), entre outras que fazem referência ao nazismo e a Adolf Hitler. Teófilo Reis, ex-aluno, atual funcionário da universidade e integrante do Núcleo de Consciência Negra da Unicamp, avalia que essa Comissão é fundamental para evitar retaliações aos denunciantes.

“Há muitas situações de racismo na Unicamp, como professor fazendo chacota com aluno do movimento negro e perseguição a alunos. É crucial que a universidade trate a questão racial de maneira mais enérgica”, defende Reis. Celso Ribeiro de Almeida, coordenador-adjunto de Assuntos Comunitários, reiterou a necessidade da comissão e também do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas licenciaturas e cursos de graduação que formam professores para que sejam preparados para levar esse conhecimento aos alunos do ensino fundamental e médio, conforme previsto nas leis federais 10.639 e 11.645.

“De fato, a universidade ainda não está cumprindo como deveria a Lei 10.639”, admitiu Crósta. Ele se mostrou solidário às iniciativas propostas, mas sugeriu que sejam antes discutidas em um Fórum sobre intolerância, a ser promovido pela universidade, para que fique “fortalecido na comunidade”. “Acho que essa é uma luta na qual temos que embarcar todos juntos”, acrescentou. A expectativa de Almeida é de que esse Fórum ocorra em maio.

No caso das pichações ou outros de preconceito racial, Crósta disse que a apuração de responsabilidades deve partir da unidade (neste caso, da direção do IFCH), por meio de sindicância. “Os alunos não podem temer, têm que denunciar. Se na unidade não forem tomadas providências, tomaremos aqui. É inaceitável isso.”, afirmou. Contudo, disse que acredita mais em ações de conscientização, como o Fórum que propôs.

O vice-reitor avalia que essas pichações são problemas pontuais. “Não me parece que temos na universidade grupos de ultra direita”, disse. Também participaram da reunião Edna Lourenço, do grupo Força da Raça; Renata Cristina Cardoso, psicóloga da Coordenadoria de Assuntos Comunitários; e José Braga, assessor da Coordenaria Geral da Unicamp. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

15 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

17 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

20 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

20 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

21 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

2 days ago