Por Verônica Lazzeroni
Às vezes, são hobbies que acompanham a pessoa desde a infância, atuando como fatores decisivos na hora de decidir qual profissão cursar no ensino superior. Enquanto que outros se desenvolvem a partir de hábitos alimentares, ou prática de atividades físicas.
São muitos que encontram na pintura, no artesanato, na culinária, na música e em tantos outros campos, autodescobrimento e gosto pelo que antes era apenas um simples passatempo. E é justamente nesse momento que muitos passam a investir esforços e criatividade no que fazem em momentos de distração.
São esforços e muito estudo na tentativa de aperfeiçoamento, para tornar, muitas das vezes, o hobby em uma atividade lucrativa. Em tempos de crise econômica, inflação e preços elevados de serviços básicos, todo ganho extra é lucro e são um número grande de pessoas que encontraram nesses últimos tempos, possibilidades de unirem lucro com um passatempo, como é o caso de Amanda Caratti (20) que considera a maquiagem como hobby desde sua infância e transformou esse gosto em ganho extra: “Transformei meu hobby em um ganho a mais desde outubro de 2015”.
Ela, que desde o ano passado investiu em aperfeiçoamento para o seu hobby, já realizou cinco cursos de auto maquiagem e um de maquiagem profissional e garante que o segredo é não parar: “Sempre procuro me aperfeiçoar cada dia mais, pois as tendências sempre mudam. Estou em um novo curso em vista de aprimorar uma nova técnica de maquiagem”.
Amanda estuda serviço social na PUC-Campinas e aos finais de semana realiza maquiagem em domicílios. Como trabalhadora autônoma, consegue conciliar bem os estudos, trabalho semanal e atendimento à clientes que contratam seus serviços, conseguindo sempre adequar a agenda de forma que possa sobrar um tempo para investir em mais cursos. Além disso, ela já enxerga seu gosto por maquiagem como um empreendimento futuro, traçando planos pessoais que auxiliem a montar seu próprio ateliê de maquiagem.
Não apenas Amanda visualizou em seu hobby a possibilidade de um empreendimento, mas também Bárbara van Vliet (23) que desde o ano passado já tornou seu hobby em um ganho extra. Ela, estudante de design de moda, começou a vender, já no ano passado, semi joias e pretende tornar esse hobby cada vez mais ligado ao seu ganho profissional: “Enxergo o meu hobby como um empreendimento a longo prazo. Gostaria de abrir uma loja física”.
Bárbara, juntamente com sua irmã, buscam aperfeiçoamento e consideram importante manterem-se atualizadas quanto as novas tendências: “Investimos em pesquisas, sempre antenadas nas tendências e acompanhando blogueiras”.
Assim como Bárbara e Amanda, muitos outros enxergam a necessidade de manter-se sempre antenados as novas tendências, adotando ideias e sugestões de quem também pratica o mesmo tipo de hobby, através das redes sociais. Só o aperfeiçoamento não garante clientela e credibilidade. Um bom investimento é usufruir das redes sociais, como Facebook, Instagram ou na criação de blogs e sites. Tanto Amanda como Bárbara possuem páginas do Facebook, onde divulgam seus trabalhos e produtos respectivamente.
Inicialmente contou com a ajuda e conhecimentos de agricultor que o pai conseguia oferecer, uniu o seu gosto pelo trabalho com a terra e frutos que gera com a possibilidade de iniciar seu próprio negócio, podendo também ficar mais perto de seu filho pequeno: “Unindo esse amor ao fato de eu querer um emprego que eu pudesse ficar mais próxima do meu filho, pensei em começar a vender hortaliças em cestas semanais, na cidade”.
Ela pretende investir em cursos técnicos, considerando ser relevantes para determinados pontos de sua empresa. Entretanto, Larissa nem sempre imaginou cultivar hortaliças, pelo contrário, ela acredita que esse gosto e hobby surgiu quando passou a reparar na exigência que famílias passaram a ter com o próprio alimento que chega até suas mesas e, logicamente, essa exigência gerou bons frutos para Larissa que já traça planos futuros para fazer crescer seu pequeno empreendimento e assim oferecer produtos de qualidade. E mais importante: fornecer informações sobre a origem do produto sem uso de agrotóxicos.