da3d8246c0Durante o mês de março, acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, o ciclo “Panorama do Cinema Americano”, com curadoria de Laerte Ziggiatti.

Veja abaixo datas e horários das próximas exibições do Ciclo:

Quinta-feira, 10 de março, 19h
MOVIDOS PELO ÓDIO
Direção de Elia Kazan
Baseado no best-seller “The Arrangement” de Elia Kazan, “Movidos pelo Ódio” narra a história de um homem de negócios bem-sucedido (Kirk Douglas) que, ao sofrer uma crise da meia-idade, tenta o suicídio. Em outras palavras, mostra a luta de um homem contra si próprio, ao rejeitar o estilo de vida e as regras que o nortearam por quase 40 anos. O próprio Kazan é o responsável pela adaptação de seu livro para o cinema. (EUA, 1969, Colorido, 125 min.)

Sexta-feira, 11 de março, 19h
Zelig
Direção de Woody Allen
Zelig é uma mistura de comédia dramática e fantasia. É apresentado como se fosse um documentário real, verdadeiro, narrado por Patrick Horgan, mostrando a vida cotidiana do curioso Leonard Zelig, interpretado pelo Woody Allen, um homem pacato, sem personalidade que começa a agir como um camaleão humano e capaz de interagir, misturar e adquirir qualquer característica física e mental para agradar as pessoas que estão à sua volta. O filme é todo ele fotografado e tem o estilo dos espetáculos cinematográficos da década de 20, em preto e branco, onde as imagens de Zelig se entrelaçam com imagens de arquivo da época, de reconstituições de acontecimentos que realmente aconteceram. Apesar do filme ser praticamente todo em preto e branco, algumas cenas coloridas aparecem em determinados momentos da película, quando pessoas reais aparecem dando depoimentos. (EUA, 1983. Colorido, 79 min.)

Quinta-feira, 17 de março, 19h
UMA VIAGEM PESSOAL CINEMA AMERICANO PARTE I
Direção de Martin Scorsese e Michael Henry Wilson
Uma visão única e pessoal do cinema americano por um dos grandes diretores do século XX. Com trechos de entrevistas com diversos cineastas pertencentes ao período abordado, o documentário é composto das reminiscências de Martin Scorsese e de como os filmes o afetaram e influenciaram para se tornar cineasta, desde os mestres do cinema mudo até o final dos anos sessenta, quando o próprio Scorsese começou a sua carreira. (EUA, 1995, 110 min.)

Sexta-feira, 18 de março, 19h
UMA VIAGEM PESSOAL CINEMA AMERICANO PARTE I I
Direção de Martin Scorsese e Michael Henry Wilson
Uma visão única e pessoal do cinema americano por um dos grandes diretores do século XX. Com trechos de entrevistas com diversos cineastas pertencentes ao período abordado), o documentário é composto das reminiscências de Martin Scorsese e de como os filmes o afetaram e influenciaram para se tornar cineasta, desde os mestres do cinema mudo até o final dos anos sessenta, quando o próprio Scorsese começou a sua carreira. (EUA, 1995, 110 min.)

Quinta-feira, 24 de março, 19h
DIRECTED BY JOHN FORD
Direção de Peter Bogdanovich
Um documentário sobre a vida do grande realizador, John Ford. Em “Directed By John Ford”, de 1971, Peter Bogdanovich incluiu os depoimentos de John Wayne, Henry Fonda e James Stewart explicando como trabalhavam com o seu “mestre”. Entrevistas com Ford e alguns excertos dos seus filmes completam o documentário. Narração de Orson Welles. (EUA, 1971, 110 min).

Sexta-feira, 25 de março, 19h
RASTROS DE ÓDIO
Direção de John Ford
O veterano da Guerra Civil Ethan Edwards (John Wayne) chega ao Texas em 1868 e encontra o seu irmão e a família dele. Entretanto, no dia seguinte, comanches invadem o rancho e matam o seu irmão e Martha (Dorothy Jordan), a esposa dele. Além disso, raptam as duas filhas do casal. Ethan parte então em uma busca vingativa pelas meninas junto com o companheiro Martin (Jeffrey Hunter), um mestiço que logo percebe que Ethan está obcecado por matar os índios e cheio de ódio racista. Eles encontram o corpo da mais velha e saem em busca da caçula, que procuram por mais 5 anos no deserto. (EUA, 1959, 120 min.)

Todas as exibições são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)