1929838_1116528638409891_3957492004849880502_nOs sábados do mês de abril terão exibições gratuitas das principais adaptações para o cinema da obra do dramaturgo inglês William Shakespeare, como parte da programação de um ciclo de filmes dedicado ao bardo inglês que acontecerá no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

William Shakespeare (1554-1616) é considerado o maior dramaturgo da língua inglesa e um dos mais influentes do mundo ocidental. Escreveu ao todo 38 peças, as primeiras eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico no fim do século XVI. A partir de então escreveu tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth. Parte desta extensa obra foi levada ao cinema por importantes cineastas como Orson Welles, Akira Kurosawa, Grigori Kozintsev e Franco Zefirelli.

Confira a programação do ciclo com datas, horários e sinopses dos filmes:

Sábado, 2 de Abril, 19h30
HAMLET
direção de Laurence Olivier
Quem nunca viu Hamlet interpretado por Olivier nunca viu um ator em sua maior forma. Pois quem vê o Hamlet do Olivier quer ver sua expressão corporal, seus gestos, seus olhos e, também, quer ouvir sua voz, seu timbre, sua entonação. Mas o filme não é apenas Olivier. É um projeto cinematográfico personalíssimo, com cenários (sobretudo o castelo) repletos de corredores que parecem formar um labirinto. E dentro dele estão presos os personagens, que se debatem para fugir do seu destino. Raramente a trágica história do príncipe dinamarquês, torturado pelo seu fardo para com seu pai assassinado e pela culpa e medo que sente pela perspectiva da vingança, foi tão brilhantemente adaptada. (Inglaterra, 1948. Preto e Branco, 155 min).

Sábado, 9 de Abril, 19h30
OTHELLO
direção de Orson Welles
Desdêmona, filha de um aristocrata de Veneza, se envolve com o herói militar mouro Othello, para grande ressentimento de Iago, um de seus soldados. Ele passa a envenenar a consciência de Othello com desconfiança sobre a fidelidade de sua amada. Em 1952, conquistou o Grande Prêmio do Festival de Cannes. (EUA/França/Itália/Marrocos, 1952. Preto e Branco, 91 min).

Sábado, 16 de Abril, 19h30
TRONO MANCHADO DE SANGUE
direção de Akira Kurosawa
No Japão do século XVI, os samurais Washizu e Miki encontram uma feiticeira na volta para casa depois de vencerem uma batalha. Ela prevê que Wahsizu será o Senhor do Castelo do Norte. Esse é o início de uma sangrenta luta pelo poder. Adaptação da peça “Macbeth”, de Shakespeare. (Japão, 1957. Preto e Branco, 110 min).

Sábado, 23 de Abril, 19h30
ROMEU E JULIETA
direção de Franco Zeffirelli
Em Verona, Romeu (Leonard Whiting), um jovem, fica apaixonado e é correspondido por Julieta (Olivia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto, este amor profundo terá trágicas consequências. (Itália/Inglaterra, 1968. Colorido, 138 min).

Sábado, 30 de Abril, 19h30
REI LEAR DA INGLATERRA
direção de Grigori Kozintsev
Aclamada como uma das melhores adaptações desta tragédia shakespeareana, Rei Lear da Inglaterra, de Grigori Kozintsev, é uma impressionante interpretação épica baseada em uma tradução do romancista Boris Pasternak e impulsionado por uma agitação pontuada pelo compositor Dimitri Shostakovich. Fino e frágil, Yuri Yarvet interpreta o papel-título, no qual incide sobre o rei do sofrimento e da dor. (URSS, 1971. Preto e Branco, 139 min).

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua Regente Feijó, 859
Centro