Jornalistas estão em ‘estado de greve’ na RAC em Campinas, após atraso de salário

Sylvino Godoy e Jonas Donizette em evento da Sanasa

Os jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC, que publica os jornais Correio Popular e Notícias Já, a revista Metrópole – em Campinas – e mantém o portal rac.com.br, decidiram decretar “estado de greve”, em assembleia realizada na sexta-feira (29/01), segundo informou o Sindicato dos Jornalistas em publicação.
A RAC atrasou o pagamento do adiantamento salarial, que deveria ter sido feito no dia 20, e não garante a integralização dos salários na data prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Segundo informações, o Sindicato entrou em contato com o grupo para discutir o problema e questionar se poderia ocorrer alguma demora nos salários, pois com o atraso do adiamento as datas dos dois pagamentos ficaram próximas. A resposta da empresa é que não têm como garantir que a integralização será feita na data convencionada por problemas de fluxo de caixa, mas que estão buscando uma solução.

Na assembleia realizada dia 29. Nela, o advogado do Sindicato, Marco Antonio Mundt Perez, esclareceu as dúvidas dos trabalhadores sobre os aspectos jurídicos da decretação de greve. Várias propostas surgiram e a decisão foi entrar em estado de greve. Ao retornar da assembleia, os trabalhadores foram surpreendidos com um comunicado informando que os créditos nos cartões de Alimentação e Refeição só estarão disponíveis no dia 05/02.

Ao final da assembleia o Sindicato foi chamado para conversar com o dono da RAC, Sylvino de Godoy Neto. Ele reconheceu que a empresa passa por dificuldades, afirmou que a folha de pagamento tem prioridade, mas não confirmou o pagamento na data prevista. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

7 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

8 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

12 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

12 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

13 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago