picadinho da velha- julho 2015-1-22 (640x435)Na próxima quinta-feira, dia 25 de fevereiro, às 20h30, no palco do Teatro do Sesc Campinas, o jovem grupo campineiro “Picadinho da Velha” apresenta o show de lançamento do CD “Choros de Guerra Peixe”, com a participação dos músicos Nailor Proveta (sax e clarinete), Toninho Carrasqueira (flauta) e Edu Guimarães (sanfona).

O CD é resultado de um projeto de pesquisa, recolhimento e gravação de onze choros do maestro César Guerra-Peixe. Contemplato pelo ProAC da Secretaria de Estado da Cultura, o disco foi dirigido por Nailor Proveta, arranjado por Jayme Vignoli e teve participação de Toninho Carrasqueira, Eduardo Guimarães e Eduardo Lobo.

O Picadinho da Velha é formado por Chico Santana (percussão), Diogo Nazareth (piano), Franco Galvão (violão 7 cordas), Fernando Sagawa (saxofone) e Eduardo Pereira (cavaco e bandolim).

A ideia deste projeto surgiu a partir do álbum Brasileiro Saxofone (2010), de Nailor Proveta, em que o músico gravou o choro Inclemência, de Guerra-Peixe – um dos mais importantes compositores da música instrumental brasileira, além de professor, pesquisador e ensaísta. Por conta da beleza da composição e da estética distinta do choro tradicional, esta música chamou a atenção e despertou no conjunto Picadinho da Velha a curiosidade por outras obras do maestro, de instrumentação popular. O próximo passo foi visitar o Acervo Jane Guerra-Peixe, em Petrópolis, onde a sobrinha-neta e maior detentora das obras do maestro recebeu o grupo e disponibilizou as partituras originais.

O grupo, composto por alunos e ex-alunos do curso de Música do Instituto de Artes da Unicamp, teve início a partir da pesquisa em torno da obra popular do compositor César Guerra-Peixe, em especial seus choros que são pouco conhecidos. Um dos principais objetivos é levar a música instrumental brasileira adiante, inovando a partir de seus elementos fundamentais.

Os ingressos para a apresentação podem ser comprados na bilheteria ou pelo site do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

25 de fevereiro, quinta-feira, 20h30
Teatro do Sesc Campinas
Faixa etária – livre