o-filho-de-saul (640x486)
Cena de ‘Filho de Saul’

A partir desta quinta-feira, 4, estarão em cartaz no Cineflix, do Galleria Shopping, em Campinas, como parte do Projeto Belas Artes, dedicado a exibir títulos de cunho autoral/artístico na programação de cinema, os filmes “O Regresso” e o húngaro “Filho de Saul”, vencedor do Globo de Ouro e indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Os dois filmes trazem uma temática semelhante: a luta pela sobrevivência.

“O Regresso” é o filme com maior número de nomeações nesta edição do Oscar, totalizando 12 categorias. Na trama, Leonardo DiCaprio interpreta um homem destemido que parte em rumo ao oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, ele fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro, que ainda rouba seus pertences. Mesmo com toda adversidade, o personagem central consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

Vencedor do Globo de Ouro, com um inesperado sucesso de bilheteria no exterior, “O Regresso” dá continuidade à carreira de sucesso em Hollywood do cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, que conquistou o Oscar no ano passado pela comédia “Birdman”.

Também estreia nesta quinta “Filho de Saul”, que faz um retrato pungente de um pai preparando um enterro digno ao filho morto em pleno campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Saul é um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas, sendo um dos responsáveis em limpar as câmaras de gás após dezenas de outros judeus serem mortos. Em meio à tensão do momento e às dificuldades inerentes da tarefa, ele reconhece entre os mortos o corpo de seu próprio filho e vai lutar contra todas as adversidades para honrar a memória da criança.

Praticamente o inverso do emocionante “A Vida é Bela” (1997), “Filho de Saul” retrata o horror da guerra em estado bruto, a começar pela câmera no ombro, sempre fixa no rosto do personagem-título, interpretado pelo ator Géza Röhrig. “Filho de Saul” é o favorito a vencer o Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro, após ser consagrado em outras premiações e festivais, como o Globo de Ouro e o Festival de Cannes, na França. O filme será exibido diariamente a partir desta quinta às 14h30, 17h, 19h30 e 21h50.

Toda a programação do cinema pode ser vista AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)