Ícone do site Wordpress Site

Escola municipal de música abre vagas em Campinas e expõe a miséria da educação

A Secretaria Municipal de Educação de Campinas está com as matrículas abertas para os interessados em participar do Programa Primeira Nota, que oferece ensino gratuito de teoria musical e práticas de canto e instrumentos para crianças com idade entre 6 a 14 anos.

Uma única escola para uma cidade de 1 milhão de habitantes e com cerca de 100 mil alunos entre ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos, segundo dados de 2013, expõe a miséria da educação na cidade e no Brasil. Ou seja, de aproximadamente 100 mil alunos matriculados na rede pública, apenas cerca de 600 terão aula de música. O que parece bom, oferta de aulas de música, é na verdade um engodo do poder público para não oferecer educação de qualidade na rede de ensino.

Um único local das aulas em toda a cidade prejudica alunos que moram distantes.  O cadastro de pré-matrícula pode ser feito por meio do endereço eletrônico www.campinas.sp.gov.br/primeira-nota. No entanto, elas devem ser efetivadas no Centro Escolar Municipal de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco), na Vila Marieta. Alunos todas as outras regiões devem se deslocar até a Vila Marieta para ter aulas que a escola pública não oferece.

No entanto, essas aulas são fundamentais na educação, segundo o diretor do Instituto de Artes da Unicamp, Fernando Hashimoto, que é parceiro da Secretaria Municipal de Educação neste projeto Primeira Nota.“A música auxilia no desenvolvimento cognitivo do aluno e amplia as suas habilidades”, afirma.

Para torna-se um aluno do Programa Primeira Nota, não é exigido conhecimento prévio de música. É preciso estar matriculado em uma escola da rede pública de ensino e ter interesse em aprender música. O material didático e os instrumentos são oferecidos pela escola.

Estão disponíveis vagas para o curso de musicalização destinado a crianças com idade entre 6 e 10 anos. A partir dos 11 anos até os 14, são oferecidas oportunidades para os interessados em instrumentos de cordas, percussão e metais, tais como: violino, violoncelo, saxofone, trombone, flauta, entre outros. “Temos casos de alunos que já têm algum conhecimento e ele está na escola para aprimorá-los”, comenta Hashimoto.

As aulas de musicalização acontecerão no período da tarde, das 14 às 17h30 e as instrumentais serão distribuídas entre manhã das 8h às 12h e noite das 19h às 21h30.

Para a matrícula são necessários: comprovantes de matrícula – da escola em que o interessado estuda – e de endereço, documento de identidade dos pais e aluno e duas fotos 3×4 do aluno. As vagas são preenchidas por ordem de chegada, uma vez que elas são limitadas.

As aulas são ministradas por estudantes do curso de Música da Unicamp e são realizadas duas vezes por semana no Cemmaneco, localizado na Rua Dr. Betim, 520 – Vila Marieta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3235-2051.

Matrículas
Local: Centro Escolar de Música Manoel José Gomes
Rua Doutor Betim, 520, Vila Marieta.
Horário: 8h às 16h ou das 19h às 21h
Atendimento de segunda à sexta-feira.
Documentação necessária:
RG dos pais e responsáveis, Certidão de nascimento ou RG do aluno, Comprovante de endereço, Declaração de matrícula da escola e 02 fotos 3×4.

Sair da versão mobile