umdiamuitoespecialEntre 4 e 25 de fevereiro, acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, um ciclo de filmes em homenagem ao diretor de cinema italiano Ettore Scola com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

Após estudar direito em Roma e se estabelecer como um inteligente e bem-humorado redator de revistas, Ettore Scola entrou para a indústria cinematográfica como roteirista, aos 22 anos. Seus primeiros trabalhos como diretor foram comédias, também escritas por ele, como a agitada sátira “Ciúme à Italiana” (1970), mas Scola logo passou a mostrar uma profundidade social e emocional. Falecido no último dia 19, aos 84 anos de idade, o cineasta italiano será homenageado neste ciclo com a exibição de quatro de seus mais representativos filmes como “Um Dia Muito Especial” (1977), com Sophia Loren e Marcello Mastroianni, pelo qual foi indicado ao Oscar.

Todas as exibições têm entrada gratuita e são seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo a programação completa do ciclo, dias e horários das exibições:

Quinta, 4 de Fevereiro, 20h
NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO
direção de Ettore Scola
Nos anos 70, o encontro de Gianni (Vittorio Gassman), Nicola (Stefano Sata Flores) e Antonio (Nino Manfredi), três amigos da Segunda Guerra Mundial, faz emergir lembranças de 30 anos atrás, incluindo o amor deles pela mesma mulher, a graciosa Luciana (Stefania Sandrelli). Itália, 1974. Colorido, 124 min.

Quinta, 11 de Fevereiro, 20h
FEIOS, SUJOS E MALVADOS
direção de Ettore Scola
Giacinto (Nino Manfredi) mora com a esposa, os dez filhos e vários outros parentes num barraco de uma favela romana. Por ter perdido um olho quando trabalhava, Giacinto recebe uma bolada do seguro e todos os seus familiares ficam de olho na quantia. A situação, que já se encontra tensa por conta da cobiça de todos, piora quando o protagonista resolve levar sua amante para dentro de casa. Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes. Itália, 1976. Colorido, 115 min.

Quinta, 18 de Fevereiro, 20h
UM DIA MUITO ESPECIAL
direção de Ettore Scola
O drama do diretor italiano Etore Scolla se passa em 1938. Mais precisamente, no dia 8 de maio, quando Hitler visita a Itália fascista de Mussolini. Enquanto o povo festeja nas ruas, o diretor centra o foco de atenção em dois personagens vividos por Marcello Mastroianni e Sophia Loren. Ela é Antonieta, uma dona de casa solitária, cujo marido (facista e machista) e filhos foram festejar nas ruas. Ele é Gabrielle, um jornalista homossexual que acabou de ser demitido. Entre esses dois vizinhos excluídos da comemoração política se estabelece uma relação intensa, cheia de confidências e observações sobre a vida. Itália, 1977. Colorido, 105 min.

Quinta, 25 de Fevereiro, 19h30
O BAILE
direção de Ettore Scola
A história da França, dos anos 30 aos anos 80, é contada sem diálogos. Num salão de baile de Paris, casais se conhecem e se desfazem, pessoas solitárias, tímidas e alegres se misturam ao som da música. Figurinos, cenário e música montam a época de cada número, e cada nova dança reflete a situação política e cultural em que vivem os personagens. Detalhes, gestos e olhares: Ettore Scola dispensa fala e narração para fazer um filme divertido e expressivo. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim de 1984. Itália, 1982. Colorido, 112 min.

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro