ivcOs principais jornais da grande mídia brasileira experimentaram quedas na audiência da internet e na circulação impressa ao longo de 2015, segundo dados do IVC ( Instituto Verificador de Circulação).

Entre janeiro e dezembro, a Folha caiu 14,1% no impresso e 16,3% no digital, o Estado de S. Paulo teve queda de  6% no impresso e 14% no digital e o Globo teve queda de 9% no impresso e manteve estável o digital, com aumento de apenas 0,5%). Na contramão dessa tendência, o site Carta Campinas cresceu 69% no mesmo período, dados auditados pelo WordPress e Google Analytics.

Um dos motivos da queda da grande mídia seria a radicalização à direita, que levou os principais veículos a um grau de engajamento político excessivo; eles passaram a substituir o jornalismo pelo proselitismo político, afugentando uma parcela de seus leitores. Além disso, houve a crise política e econômica que os próprios jornais ajudaram a amplificar e a cobrança por conteúdo na internet.  Em 2015, Carta Campinas manteve uma cobertura mais equilibrada e fez um contraponto com a grande mídia para que a população pudesse ficar melhor informada. (Carta Campinas com informações do 247, IVC)