0202_capa_Release_Especial_de_Carnaval_5, 6, 7, 8 e 9De 5 a 9 de fevereiro, acontecem no Sesc Campinas diversas atividades que compõem a programação do Carnaval 2016. Destacam-se atividades de música, dança, artes manuais, além de atividades voltadas ao público infantil.

A programação que é totalmente gratuita convida o público a vivenciar o carnaval de forma divertida, lúdica e criativa, contemplando a interatividade entre gerações.

No sábado, dia 6, das 10h30 às 12h, ‘Brincadeiras Musicais de Carnaval’ traz brincadeiras e experimentações sonoras no ritmo do carnaval. Às 15h, a Cia. Mevitevendo e o Coletivo de Ventiladores traz o espetáculo ‘Bloco Insólito’, em que estranhas, inabituais e extraordinárias marionetes se juntam a músicos e artistas, fundando o bloco para cantar, brincar e bailar.

No dia 7, domingo, um dos destaques é o ‘Cortejo Afro’, que a partir das 15h realiza uma intervenção de música e dança composto por elementos musicais africanos. Às 16h30, ‘Prá Todo Mundo Dançar’ traz o grupo Babado de Chita para desfilar no universo das manifestações populares brasileiras através de dança e presença de bonecos.

Com nove músicos, ‘Cabelo de Maria’ toca o repertório de seu CD ‘Baianá – Parece Cinema’ a partir das 16h30 no Jardim do Galpão, na segunda, dia 8. Das 14h às 15h, ‘Tem Gato na Tuba’, com a Cia. Megamini, relembrando canções do compositor João de Barro. No palco do Espaço Arena, uma trupe conta, canta e narra as histórias que faziam sucesso na coleção Disquinho.

E no último dia de carnaval, terça, dia 9, ‘Bando da Farra’ traz as músicas de carnaval tradicionais através da composição das antigas bandinhas de rua, com trompete, sax, trombone e duas percussões, às 16h30 no Jardim do Galpão. Um pouco antes, às 15h, ‘Cortejo Zabumbando’ passeia pelos espaços do Sesc levando ritmos do repertório popular como bumba-meu-boi, cacuriá e maracatu.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Trovadores Urbanos
Dia 5/02, sexta-feira, às 15h
O espetáculo faz uma viagem no tempo, com os Trovadores Urbanos cantando e contando as histórias das marchinhas de carnaval que até hoje embalam esta festa popular. Além de passear pela cronologia das marchas, o grupo conta também curiosidades e as polêmicas que envolviam as músicas.
Classificação etária: Livre.
Local: Área de Convivência.
GRÁTIS

Brincadeiras Musicais de Carnaval
Dia 6/02, sábado, das 10h30 às 12h
Com Christian Felix. Brincadeiras e experimentações sonoras no ritmo do carnaval.
Local: Jardim do Galpão
Inscrição AQUI

Oficina de Construção de Instrumentos: Xequerê
6/02, sábado, às 11h
Com o pesquisador e percussionista Afonsinho Menino. O instrumento, de origem africana, é feito a partir da cabaça seca e cortada, sendo envolta por uma rede de contas. Na oficina, os participantes aprendem a confeccionar o instrumento. Material incluso.
Local: Área de Convivência
Inscrição AQUI

Adereços de Carnaval para Crianças
06/02 a 09/02, SEG, TER, SAB, DOM, das 13h às 14h30
Com instrutores de atividades infantojuvenis. Construa pequenos adereços para brincar no carnaval.
Local: Sala de Atividades 2
Inscrição AQUI

Bloco Insólito
06/02, SAB, 15H
Com a Cia. Mevitevendo e o Coletivo de Ventiladores. Estranhas, inabituais e extraordinárias marionetes se juntam a músicos e artistas e fundam o Bloco Insólito que vai às ruas, brincar e confundir o imaginário do público, que é convidado a bailar a mesma música desses seres fantásticos.
Local: Área de Convivência

Rádio Itinerante
06/02, SAB, ÀS 16H30
Com a Cia. Pé no Canto. Cinco personagens reconstroem o ambiente de um programa de rádio antigo. Por meio de diversos instrumentos, o grupo leva ao público uma programação divertida e variada, com boletins informativos, desafio musical, instante poético, desfile da Rainha do Rádio e jingles.
Local: Jardim do Galpão

Maracatu
07/02, DOM, 11H
Com Pedro Ogata do Grupo Cangarussu. A oficina propõe introduzir aos participantes o vocabulário gestual da linguagem do maracatu de baque virado, enfatizando seus aspectos ligados ao carnaval. Os movimentos remontam a tradição das cortes e reizados, bem como remetem também aos movimentos dos orixás que circulam em alguns terreiros de candomblé.
Local: Quiosque do Galpão
Inscrição AQUI

Cortejo Afro
07/02, DOM, 15H
Com o Grupo Cangarussu. O cortejo é uma intervenção de música e dança composto por elementos musicais africanos, onde são tocados e dançados os mais diferentes ritmos. O grupo, fundado em 2008 e idealizado pelo músico baiano Gilberto Jet Santana, tem um sólido trabalho baseado em pesquisas no Brasil e na África, além de se valer da experiência e diversidade cultural de seus integrantes.
Local: Área de Convivência

Prá Todo Mundo Dançar
07/02, DOM, 16H30
Com o grupo Babado de Chita. O espetáculo desfila pelo universo das manifestações populares do Brasil, por meio da dança, música e da presença de bonecos, e convida o público a tomar parte da brincadeira. Em seu repertório, ritmos característicos de diversas regiões como o coco e a ciranda de Pernambuco, o cacuriá do Maranhão, o jongo de Guaratinguetá e Piquete e o carimbó do Pará.
Local: Jardim do Galpão

Samba-Reggae
08/02, SEG, 11H
Com Kelly Cristina Santos do Grupo Cangarussu. Introdução ao samba-reggae, um dos ritmos mais populares da dança afro-baiana, decorrente da mistura do samba duro com a divisão rítmica do reggae, além de carregar influências do funk, merengue, salsa e candomblé. A oficina também apresenta os jogos corporais, atividade que explora as possibilidades de movimentos individuais e coletivos.
Local: Quiosque do Galpão

Tem Gato na Tuba
08/02, SEG, 14H ÀS 15H
Com a Cia. Megamini.
O espetáculo relembra as canções do compositor João de Barro, o Braguinha.
No palco, uma trupe conta as histórias que faziam sucesso na coleção Disquinho, além de interpretar, cantar e narrar as histórias: A Festa no Céu, Chapeuzinho Vermelho e História da Baratinha, valendo-se de técnicas como teatro de máscaras, mímica e teatro de animação, entrecortadas por marchinhas de carnaval.
Local: Espaço Arena

Grupo Ôncalo
08/02, SEG, ÀS 15H
Formado por jovens, ex-alunos das escolas da Zona Leste, o grupo difunde o conceito de ‘street band’ com instrumentos de metais e bateria desmembrada. Neste show, o grupo toca músicas do Tim Maia em ritmo de marchas de carnaval.
Local: Cortejo em diversos espaços da unidade com início na Área de Convivência

Cia. Cabelo de Maria
08/02, SEG, ÀS 16H30
O grupo toca o repertório de seu CD “Baianá – Parece Cinema”. Com uma sonoridade ritmada por ganzá e zabumba (instrumentos de percussão) o Baianá tem coreografia simples. O projeto é fruto da pesquisa realizada por Renata Mattar na cidade de Coqueiro Seco (AL), onde se deparou com o folguedo baianá. No palco nove músicos com formação de voz, percussão, trombone, trompete, violão e baixo, levam ao público esta tradição nordestina.
Local: Jardim do Galpão

Construção de Instrumentos: Agogô
09/02, TER, ÀS 11H
Com o pesquisador e luthier Afonsinho Menino. O instrumento, de origem africana, é composto por um ou múltiplos sinos e utiliza-se uma baqueta para tirar seu som. Na oficina, além de aprenderem a confeccionar o instrumento, os participantes recebem orientações de percussão para participarem a atividade ‘Cortejo Zabumbando’. Material incluso.
Local: Área de Convivência
Inscrição AQUI

Cortejo Zabumbando
09/02, TER, ÀS 15H
Os oficineiros e participantes da oficina de confecção de instrumento – agogô – realizam um cortejo pelos espaços da unidade com ritmos carnavalescos como marchinhas e frevo.
Local: Área de Convivência

Bando da Farra
09/02, TER, 16H30
O grupo bebeu da fonte dos frevos de Recife e das marchinhas de carnaval dos anos 40, 50 e 60, para trazer as músicas de carnaval que estão na nossa memória e que fazem parte da história cultural do Brasil. Conta com a formação das tradicionais bandinhas de rua que inclui trompete, sax, trombone e duas percussões.
Local: Jardim do Galpão